Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRossetti, Micaela Lüdke-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4854429E6por
dc.contributor.advisor1Silva, Juremir Machado da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782884U9por
dc.date.accessioned2016-03-18T13:16:29Z-
dc.date.issued2016-01-08-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6541-
dc.description.resumoO jornalismo cultural brasileiro, dedicado à avaliação de ideias, valores e artes, encontra-se em momento inédito na sua história: o contexto pós-moderno proporciona a coexistência de variados canais de expressão, além de influenciar a prática jornalística e a criação de obras artísticas em diversas áreas. Dentre elas, as artes plásticas merecem atenção devido a sua capacidade de refletir o momento presente e atuar como motor de transformação social. Este trabalho identifica, através da técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009), qual o tratamento que as artes plásticas recebem de três dos principais veículos de jornalismo cultural no Brasil: o suplemento cultural Ilustríssima, veiculado aos domingos pela Folha de São Paulo; a Revista Cult, publicada mensalmente pela Editora Bregantini; e o site Digestivo Cultural, criado e administrado diariamente por Julio Daio Borges. A pesquisa revela a presença e a ausência de características pós-modernas tanto na relação entre as artes plásticas e o jornalismo cultural quanto no exercício das duas práticas. Para embasar essa discussão, são utilizadas reflexões de Guy Debord, Jean-François Lyotard, Michel Maffesoli, Fredric Jameson, Zygmunt Bauman e Gilles Lipovetsky. O trabalho infere ainda comparações entre as naturezas, os regimes de produção e o conteúdo dos meios estudados, a fim de evidenciar as peculiaridades de cada dispositivo e, consequentemente, explorar a situação contemporânea do jornalismo cultural brasileiro.por
dc.description.abstractBrazilian cultural journalism, as committed to the evaluation of ideas, values and arts, finds itself in an unprecedented moment of its history: the postmodern context enables the coexistence of several channels of expression and also exerts influence over the journalistic practice and the creation of artistic works within several fields. Among them, plastic arts deserve special attention due to their capacity to reflect on the present moment and act as a motor for social changes. This paper aims to identify, by applying the technique of content analysis (BARDIN, 2009), the treatment received by plastic arts from three of the country’s leading vehicles of cultural journalism: the cultural supplement Ilustríssima, published on Sundays by Folha de São Paulo; Revista Cult, published monthly by Editora Bregantini; and the website Digestivo Cultural, created and updated daily by Julio Daio Borges. Our research reveals the presence or absence of postmodern characteristics in the relations between art and cultural journalism, as well as in the exercise of both practices. In order to support our arguments, we have resorted to the reflections of Guy Debord, Jean-François Lyotard, Michel Maffesoli, Fredric Jameson, Zygmunt Bauman and Gilles Lipovetsky. This essay further infers comparisons between the nature, production regime and content of the channels studied, with the purpose of evincing the peculiarities of each dispositive and, consequently, exploring the contemporary situation of Brazilian cultural journalism.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-03-18T13:16:29Z No. of bitstreams: 1 DIS_MICAELA_LUDKE_ROSSETTI_COMPLETO.pdf: 1804954 bytes, checksum: c1805d9b6991f45d1cfa47192bce091c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-03-18T13:16:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIS_MICAELA_LUDKE_ROSSETTI_COMPLETO.pdf: 1804954 bytes, checksum: c1805d9b6991f45d1cfa47192bce091c (MD5) Previous issue date: 2016-01-08eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/164299/DIS_MICAELA_LUDKE_ROSSETTI_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJORNALISMO CULTURALpor
dc.subjectARTES PLÁSTICASpor
dc.subjectPÓS-MODERNIDADEpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleArtes plásticas e jornalismo cultural, reflexos da pós-modernidade : Ilustríssima, Revista Cult e Digestivo Culturalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DIS_MICAELA_LUDKE_ROSSETTI_COMPLETO.pdf3.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.