Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Karen Sica da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4270451T6por
dc.contributor.advisor1Pellanda, Eduardo Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775858Y2por
dc.date.accessioned2016-02-05T10:21:25Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6482-
dc.description.resumoO jornalismo popular possui características próprias quando presente no papel. Há um conceito pré-definido e uma aceitação tácita por parte da população, principalmente da nova classe média brasileira, também tratada nesta pesquisa como classe "C". Com a digitalização dos meios de comunicação e o surgimento de novos formatos e novas possibilidades para os profissionais que trabalham com informação, as linguagens se modificam, assim como o conceito de disseminação e consumo de informação sofrem alterações. Multimidialidade, hipertextualidade e interatividade são termos que passam a conviver diretamente com o jornalismo. Ao analisar os jornais populares Diário Gaúcho, do Rio Grande do Sul, e Extra, do Rio de Janeiro, percebe-se que há uma reambientação do jornalismo popular quando o mesmo está presente no meio digital no momento em que há uma união de elementos do gênero popular com características do jornalismo tradicional, criando um novo formato, o qual sofre alterações de acordo com o veículo de comunicação. Além disso, no ambiente digital, não há uma definição concreta de classes sociais. Todos os indivíduos estão ali presentes com o objetivo de buscar informação, independentemente do ambiente onde estão inseridos social e economicamente, havendo, assim, um desvio de audiência que faz parte desse processo de aquisição de informação. Os autores-âncora nesta tese são: Jessé Souza, João Canavilhas, Márcia Amaral e Ramón Salaverría.por
dc.description.abstractPopular journalism has its own characteristics when printed. There is a preconceived concept and a silent acceptance by the population in relation to popular journalism, especially by the new Brazilian middle class, also treated in this study as "C" class. With the digitization of media and the emergence of new formats and new possibilities for the professionals who work with information, languages change, as well as the concept of dissemination of information and its consumption. Multimidiality, hypertextuality and interactivity are terms that become part of journalism. By analyzing the popular newspapers “Diário Gaúcho” from Rio Grande do Sul”, and “Extra” from Rio de Janeiro, it is clear that there is a change of environment of popular journalism in the digital media, uniting elements of popular genre with features of traditional journalism, and thus creating a new format, which undergoes changes according to the media used. In addition, there is no concrete definition of social classes in the digital environment. All individuals are present there in order to seek information, regardless of the social and economic environment they are inserted in. There is therefore an audience deviation, which is part of the process of acquiring information. The main authors in this thesis are: Jesse Souza, João Canavilhas, Márcia Amaral and Ramón Salaverría.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2016-02-05T10:21:24Z No. of bitstreams: 1 TES_KAREN_SICA_DA_CUNHA_COMPLETO.pdf: 14172923 bytes, checksum: efda5c8c4f05453c5b830a21ee927e16 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-02-05T10:21:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_KAREN_SICA_DA_CUNHA_COMPLETO.pdf: 14172923 bytes, checksum: efda5c8c4f05453c5b830a21ee927e16 (MD5) Previous issue date: 2015-12-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/164047/TES_KAREN_SICA_DA_CUNHA_COMPLETO.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectJORNALISMOpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DIGITALpor
dc.subjectCLASSE MÉDIA - BRASILpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA reambientação do jornalismo popular no meio digital : uma análise do Diário Gaúcho e do Extrapor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TES_KAREN_SICA_DA_CUNHA_COMPLETO.pdfTexto Completo13,84 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.