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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Paula Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4386488Y2por
dc.contributor.advisor1Buchweitz, Augusto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762503P1por
dc.date.accessioned2015-12-14T19:05:36Z-
dc.date.issued2015-08-28-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6431-
dc.description.resumoO reconhecimento de palavras é uma habilidade importante para a leitura. A partir do desenvolvimento e crescimento do vocabulário de um leitor, possibilita-se a leitura mais fluente e acurada. Em uma segunda língua, o desenvolvimento do vocabulário, portanto, pode ser fundamental para a leitura. O objetivo deste estudo foi investigar a relação das diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho e o tamanho do vocabulário em uma segunda língua com o acesso lexical nesta mesma língua. Para tanto, desenvolveu-se uma tarefa de reconhecimento de palavras, realizada em língua inglesa, sendo essa a segunda língua (L2) de aprendizes tardios brasileiros. A tarefa de decisão lexical envolve reconhecimento e julgamento se palavras apresentadas existem ou não. A tarefa de decisão lexical foi composta de 60 palavras, 30 pseudopalavras e 30 não palavras. A amostra contou com a participação de 28 sujeitos, todos adultos, sendo 14 do nível básico de língua inglesa e 14 do nível avançado. Os principais objetivos eram: (1) verificar se as diferenças individuais na capacidade de memória de trabalho poderiam prever os resultados alcançados na decisão lexical; (2) observar se o tamanho do vocabulário indicaria o desempenho dos participantes na tarefa de decisão lexical. Os resultados mostram que o tamanho de vocabulário esteve relacionado com a acurácia na identificação de pseudopalavras, tão somente. O alcance de memória de trabalho, por sua vez, não esteve significativamente associado com o desempenho na tarefa de decisão lexical.por
dc.description.abstractWord recognition is an important skill for reading. Development of vocabulary enables more fluent and accurate reading. The aim of this study was to investigate individual differences in working memory capacity and vocabulary size in a second language and their association with the lexical access. The participants were Brazilian late learners of English as a second language. The lexical decision task involved recognition and judgment of words; the task was to decide whether the word existed or not. The task consisted of 120 items, of which there were 60 words, 30 pseudowords and 30 non-words. The study included 28 subjects, all adults; 14 were begginer-level in English, and 14, advanced level. The main goals were to investigate: (1) if individual differences in working memory capacity are associated with the lexical decision; (2) whether vocabulary size predicts participants’ performance in the lexical decision task. The results showed that vocabulary size was associated with the accuracy in identifying pseudowords. Working memory capacity was not significantly associated with the performance on the lexical decision task. For lexical decision by late learners of L2, thus, the study identified a role of vocabulary size, as expected. Individual differences in working memory capacity were not associated with the performance on the lexical decision task.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-12-14T19:05:36Z No. of bitstreams: 1 476703 - Texto Completo.pdf: 645195 bytes, checksum: b9c8a84819c770f35e9241eda3f2d5e4 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-12-14T19:05:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 476703 - Texto Completo.pdf: 645195 bytes, checksum: b9c8a84819c770f35e9241eda3f2d5e4 (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/163835/476703%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLINGUÍSTICApor
dc.subjectAQUISIÇÃO DA SEGUNDA LÍNGUApor
dc.subjectVOCABULÁRIOpor
dc.subjectLEXICOLOGIApor
dc.subjectMEMÓRIA - ESTUDOS INTERDISCIPLINARESpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor
dc.titleInvestigação sobre fatores preditores do desempenho em decisão lexical em segunda línguapor
dc.typeDissertaçãopor
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