Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTrindade, Ana Felícia Guedes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421427H2por
dc.contributor.advisor1Portal, Leda Lisia Franciosi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788845H8por
dc.date.accessioned2015-11-27T13:47:09Z-
dc.date.issued2015-03-02-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6410-
dc.description.resumoEsse trabalho defende a Potência Humana. Desde a potência da natureza humana às humanidades em seus movimentos potentes. A Potência defendida nesse estudo é reconhecida das complexas reorganizações orgânicas-biológicas-culturais produzidas em movimentos de Autopoiese (Maturana, 1979), que se tecem, principalmente, em circunstâncias históricas e sociais, filosóficas e antropológicas, psíquicas e estéticas, as quais forjam-se nas múltiplas dimensões da vida do ser humano, e tramam-se e desenvolvem-se, nutridos por processos autopoiéticos, assim como em processos Bioantropoéticos (Morin,1990). Dessa produção complexa, o ser humano produz exercícios organizadores e desorganizadores de identidades e autorias, em que a Autonomia, como produção de vida (Freire, 1979), gera-se e gesta-se. Essa produção, profundamente complexa e autopoiética, constituidora do ser, nutre sua Potência Humana, que expande-se, fortalecendo-o em seus processos humanos. O pensamento presente, produzido pelas aproximações desses três autores de escolas científicas distintas, e complementados por outros autores do campo das ciências humanas e sociais, constitui a base teórico-prática, a qual torna-se a investigação do doutoramento, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth, Canoas/RS, na perspectiva de uma Pesquisaação Participativa Colaborativa, intitulando-se "Pedagogia Poiética para a Potência Humana". Desenvolve-se como proposta de exercícios da potência docente, em rodas, por meio de Conversações, como formação contínua em campo produtivo de trabalho tendo, em vista, a nutrição e vitalização dos processos de aprendências e ensinâncias, pelo reconhecimento da potência dos estudantes. As Rodas de Conversações gestam, pelas Conversações Reflexionadas, a Carta de Princípios, as Alfabetizações de Mundos, as Teias da Vida e os Fios Orientadores - tecituras colaborativas pedagógicas-poiéticas, que constituem, hoje, o constructo de planejamento pedagógico-cultural da Comunidade Aprendente.por
dc.description.abstractThis thesis defends human potency. From the potency of human nature to humanities in its potent movements. The potency defended in this study is recognized from complex organicbiological- cultural reorganizations produced in movements of autopoiesis(Maturana,1979) which are weaved mainly in historical and social, philosophical and anthropological, psychological and aesthetic circumstances, which are forged in the multiple dimensions of a human being's life and are entwined and developed, nurtured both by autopoietic and by bioanthro- poetic processes (Morin,1990). From this complex production, human beings exercise the organization and the disorganization of identities and authorships in which autonomy, as life production (Freire, 1979) is generated and gestated. This deeply complex and autopoietic production, which constitutes the being, nurtures human potency, which expands and strenghtens in human processes. The present thought, produced by approaching these three authors from distinct scientific schools and complemented by other authors in the realm of human and social sciences, constitutes the theoretical-practical basis for the research conducted at Escola Municipal de Ensino Fundamental Erna Würth, Canoas/RS, a participative and collaborative action-research called "Poietic Pedagogy for Human Potency".The research is a proposal of exercises of teaching potency, in conversation circles as continuing education, in a productive workfield, considering the nurturing and the viewing of learning and teaching processes, by recognizing students' potencies. The conversation circles generate, through meditated conversations, the Letter of Principles, the Worlds Literacies, the Webs of Life and the Orienting Threads – collaborative pedagogical-poietical webbings which constitute today the pedagogical-cultural planning construction of the learning community.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-11-27T13:47:09Z No. of bitstreams: 1 476495 - Texto Completo.pdf: 15935701 bytes, checksum: 2d78dd465fb5986d7af4bdbd764c181e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-11-27T13:47:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 476495 - Texto Completo.pdf: 15935701 bytes, checksum: 2d78dd465fb5986d7af4bdbd764c181e (MD5) Previous issue date: 2015-03-02eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/163731/476495%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectPEDAGOGIApor
dc.subjectPOTÊNCIA HUMANApor
dc.subjectTRANSDISCIPLINARIDADEpor
dc.subjectALFABETIZAÇÕES DE MUNDOSpor
dc.subjectAUTOPOIESEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePedagogia poiética para a potência humana : o reconhecimento, a nutrição e a expansão da potência humana das comunidades aprendentes, em processos poiéticos colaborativos de reorientação curricular pedagógica cultural, e as tecituras transdisciplinares das alfabetizações de mundos em rodas de conversaçõespor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
476495 - Texto Completo.pdfTexto Completo15.56 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.