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https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/638
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Fensterseifer, Liza | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775327Y2 | por |
dc.contributor.advisor1 | Werlang, Blanca Susana Guevara | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792671D2 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T13:21:28Z | - |
dc.date.available | 2009-01-12 | - |
dc.date.issued | 2008-12-19 | - |
dc.identifier.citation | FENSTERSEIFER, Liza. Teste de Apercepção Familiar : sistema de categorização das respostas e fidedignidade entre avaliadores. 2008. 138 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/638 | - |
dc.description.resumo | O teste projetivo Family Apperception Test (FAT) objetiva avaliar, do ponto de vista de quem responde ao teste, o processo de funcionamento e a estrutura familiar. O FAT é constituído por 21 lâminas com cenas familiares, e a proposta é que o examinando conte uma história para cada uma delas. Considerando a importância da adaptação de instrumentos psicológicos para a realidade em que são utilizados, este estudo teve como principal objetivo criar subsídios para a adaptação e uso do FAT à realidade brasileira. Para isso, a presente tese de doutorado foi organizada em três seções. A primeira discute, teoricamente, o papel da capacidade de resolver conflitos como um indicador de saúde em famílias, destacando que a disfuncionalidade destas não se atesta pela presença de problemas, mas sim por sua incapacidade de buscar estratégias para o enfrentamento dos mesmos. A segunda seção descreve o processo de construção e desenvolvimento de um sistema de categorização para analisar as respostas dadas ao FAT. Foram examinados estudos publicados sobre o assunto e realizou-se um exame sistemático do conteúdo das categorias de análise propostas na versão original do FAT, para verificar sua adequação. Feito isso, definiu-se uma nova configuração de categorias para composição do sistema de categorização das respostas, a partir do qual as verbalizações de 30 crianças e adolescentes foram escrutinadas, de forma independente, por duas pesquisadoras. Com esta ação a consistência lógica das respostas foi verificada e chegou-se, assim, à forma definitiva deste sistema. Na última seção apresenta-se um estudo de fidedignidade entre avaliadores, para o qual foi realizada uma pesquisa quantitativa, envolvendo 160 crianças e adolescentes das cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemográficos; o Teste Matrizes Progressivas de Raven, para medida de screening da capacidade cognitiva dos sujeitos; e o FAT. Para a coleta dos dados contataram-se escolas públicas e privadas e, antes da administração dos instrumentos, foi enviada uma carta e um termo de consentimento aos pais ou responsáveis pelos estudantes, sendo que trazê-lo assinado era condição para a participação dos mesmos. As histórias contadas para o FAT foram gravadas em material de áudio, transcritas e submetidas ao exame de três juízes (J1, J2 e J3), que fizeram avaliações independentes. Para verificar o grau de concordância entre os mesmos foi utilizada a estatística Kappa. Os resultados obtidos foram altamente satisfatórios, uma vez que a concordância alcançada foi substancial em algumas categorias, e quase perfeita na grande maioria delas. Isso significa que os três juízes concordaram quase que integralmente em suas avaliações. Os resultados desta tese colaboram com a adaptação do FAT à realidade brasileira, uma vez que, de posse de um sistema sólido de categorização das respostas, foi possível chegar a índices satisfatórios de fidedignidade entre avaliadores, dando um importante passo no processo de qualificação de suas propriedades psicométricas. O FAT pode possibilitar uma ampliação da compreensão dos relacionamentos e processos presentes dentro de uma família, sob várias perspectivas, figurando como um instrumento capaz de avaliar e decodificar dados, tanto para uso em pesquisas, quanto para avaliação clínica. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T13:21:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408226.pdf: 1646339 bytes, checksum: d68ddda6cc1f718ddb4b0414b048d767 (MD5) Previous issue date: 2008-12-19 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7066/408226.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Psicologia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | RELAÇÕES FAMILIARES | por |
dc.subject | FAMÍLIA - PSICOLOGIA | por |
dc.subject | TESTES PSICOLÓGICOS | por |
dc.subject | TESTE DE APERCEPÇÃO FAMILIAR | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | por |
dc.title | Teste de Apercepção Familiar : sistema de categorização das respostas e fidedignidade entre avaliadores | por |
dc.type | Tese | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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408226.pdf | Texto Completo | 1,61 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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