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dc.creatorFensterseifer, Liza-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775327Y2por
dc.contributor.advisor1Werlang, Blanca Susana Guevara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792671D2por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:21:28Z-
dc.date.available2009-01-12-
dc.date.issued2008-12-19-
dc.identifier.citationFENSTERSEIFER, Liza. Teste de Apercepção Familiar : sistema de categorização das respostas e fidedignidade entre avaliadores. 2008. 138 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/638-
dc.description.resumoO teste projetivo Family Apperception Test (FAT) objetiva avaliar, do ponto de vista de quem responde ao teste, o processo de funcionamento e a estrutura familiar. O FAT é constituído por 21 lâminas com cenas familiares, e a proposta é que o examinando conte uma história para cada uma delas. Considerando a importância da adaptação de instrumentos psicológicos para a realidade em que são utilizados, este estudo teve como principal objetivo criar subsídios para a adaptação e uso do FAT à realidade brasileira. Para isso, a presente tese de doutorado foi organizada em três seções. A primeira discute, teoricamente, o papel da capacidade de resolver conflitos como um indicador de saúde em famílias, destacando que a disfuncionalidade destas não se atesta pela presença de problemas, mas sim por sua incapacidade de buscar estratégias para o enfrentamento dos mesmos. A segunda seção descreve o processo de construção e desenvolvimento de um sistema de categorização para analisar as respostas dadas ao FAT. Foram examinados estudos publicados sobre o assunto e realizou-se um exame sistemático do conteúdo das categorias de análise propostas na versão original do FAT, para verificar sua adequação. Feito isso, definiu-se uma nova configuração de categorias para composição do sistema de categorização das respostas, a partir do qual as verbalizações de 30 crianças e adolescentes foram escrutinadas, de forma independente, por duas pesquisadoras. Com esta ação a consistência lógica das respostas foi verificada e chegou-se, assim, à forma definitiva deste sistema. Na última seção apresenta-se um estudo de fidedignidade entre avaliadores, para o qual foi realizada uma pesquisa quantitativa, envolvendo 160 crianças e adolescentes das cidades de Belo Horizonte e Porto Alegre. Os instrumentos utilizados foram uma ficha de dados sociodemográficos; o Teste Matrizes Progressivas de Raven, para medida de screening da capacidade cognitiva dos sujeitos; e o FAT. Para a coleta dos dados contataram-se escolas públicas e privadas e, antes da administração dos instrumentos, foi enviada uma carta e um termo de consentimento aos pais ou responsáveis pelos estudantes, sendo que trazê-lo assinado era condição para a participação dos mesmos. As histórias contadas para o FAT foram gravadas em material de áudio, transcritas e submetidas ao exame de três juízes (J1, J2 e J3), que fizeram avaliações independentes. Para verificar o grau de concordância entre os mesmos foi utilizada a estatística Kappa. Os resultados obtidos foram altamente satisfatórios, uma vez que a concordância alcançada foi substancial em algumas categorias, e quase perfeita na grande maioria delas. Isso significa que os três juízes concordaram quase que integralmente em suas avaliações. Os resultados desta tese colaboram com a adaptação do FAT à realidade brasileira, uma vez que, de posse de um sistema sólido de categorização das respostas, foi possível chegar a índices satisfatórios de fidedignidade entre avaliadores, dando um importante passo no processo de qualificação de suas propriedades psicométricas. O FAT pode possibilitar uma ampliação da compreensão dos relacionamentos e processos presentes dentro de uma família, sob várias perspectivas, figurando como um instrumento capaz de avaliar e decodificar dados, tanto para uso em pesquisas, quanto para avaliação clínica.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:21:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 408226.pdf: 1646339 bytes, checksum: d68ddda6cc1f718ddb4b0414b048d767 (MD5) Previous issue date: 2008-12-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/7066/408226.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRELAÇÕES FAMILIARESpor
dc.subjectFAMÍLIA - PSICOLOGIApor
dc.subjectTESTES PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectTESTE DE APERCEPÇÃO FAMILIARpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleTeste de Apercepção Familiar : sistema de categorização das respostas e fidedignidade entre avaliadorespor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

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