Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6223
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFick, Cíntia Regina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4448952J3por
dc.contributor.advisor1Biembengut, Maria Salett-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766543T6por
dc.date.accessioned2015-07-20T12:11:39Z-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6223-
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo analisar as ideias de estudantes do Ensino Fundamental, em relação a Matemática e Ciências, a partir de suas expressões, oral e escrita, durante o processo de Modelação – Modelagem na Educação – a fim de identificar a Alfabetização e Competência Científicas desses estudantes. O procedimento metodológico adotado consistiu em quatro etapas denominadas de Mapas. A saber: Mapa de Identificação no qual apresentam-se dados e informações que justificam a escolha do tema de pesquisa, objetivos e procedimentos metodológicos que a orientam. Mapa Teórico no qual apresentam-se teorias sobre Modelagem na Educação, Alfabetização e Competência Científicas e Modelos Mentais, bem como síntese de pesquisas recentes para situar esta pesquisa em um mapa de produções. Mapa de Campo no qual apresentam-se a descrição da aplicação da Atividade Didática e a organização dos dados empíricos oriundos da Atividade Didática realizada com duas turmas de 7º ano do Ensino Fundamental da Educação Básica. Mapa de Análise no qual é apresentada a análise com base em seis categorias e nas etapas da Modelação. Identificou-se na primeira etapa da Modelação, percepção e apreensão, que os estudantes são alfabetizados cientificamente, pois mostraram ter competência em identificar questões científicas. No entanto, nas demais etapas, compreensão e explicitação e significação e expressão, os estudantes apresentaram dificuldades para atingir a competência que requeria explicar fenômenos científicos e utilizar evidências científicas, respectivamente. Os resultados mostraram-se satisfatórios, pois os estudantes avançaram em termos de Alfabetização e Competência Científicas, mesmo que de forma não linear.por
dc.description.abstractThis research aimed to analyze the ideas of middle-school students in relation to mathematics and science, from their oral and written expressions, during the modeling process - Modeling in Education - to identify the Literacy and Scientific Competence of these students. The adopted methodological procedure consisted of four steps, called Maps. Namely: Identification map on which we present data and information justifying the choice of the research theme, objectives and methodological procedures that guide it. Theoretical map in which theories are presented on Modeling in Education, Literacy, Scientific Competence and Mental Models and, recent research synthesis to place this search in a map production; Field map in which we present the application description of the Didactic activity and the organization of empirical data from the Teaching Activity performed with two classes of 7th year of middle-school of basic education; Analysis map that shows the analysis based on six categories and stages of modeling. It was identified in the first step of modeling, perception and apprehension that students are scientifically literate, since they appear to have competence in identifying scientific issues, however, the other stages, understanding and explanation and meaning and expression, students had difficulties to achieve competence required to explain scientific phenomena and use scientific evidence, respectively. The results were satisfactory, as students advanced in terms of Literacy and Scientific Competence, even though non-linearly.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-07-20T12:11:38Z No. of bitstreams: 1 472422 - Texto Completo.pdf: 3611493 bytes, checksum: ed6d99172e0100369b79d6e3f1373d3e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-20T12:11:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 472422 - Texto Completo.pdf: 3611493 bytes, checksum: ed6d99172e0100369b79d6e3f1373d3e (MD5) Previous issue date: 2015-03-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/163170/472422%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Físicapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINOpor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectMODELOS MATEMÁTICOSpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleModelagem nas ciências e matemática : das ideias às expressões dos estudantes de ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
472422 - Texto Completo.pdfTexto Completo3,53 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.