Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6207
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBallejo, Clarissa Coragem-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326967H2por
dc.contributor.advisor1Viali, Lorí-
dc.date.accessioned2015-07-07T13:43:51Z-
dc.date.issued2015-03-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6207-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou investigar de que forma o software GeoGebra pode contribuir na construção de conceitos de perímetro e área por estudantes do 6º ano do ensino fundamental. Essa dissertação foi desenvolvida em uma escola da rede particular de Porto Alegre no primeiro semestre do ano de 2014. Tem como referencial as teorias Construcionista, de Papert e da Aprendizagem Significativa, de Ausubel. Esta pesquisa está dividida em quatro etapas: verificação em livros didáticos a respeito do assunto de geometria; aplicação de dois questionários iniciais, para a caracterização do grupo pesquisado e delimitação de seus conhecimentos prévios; aplicação de seis atividades referentes ao estudo de geometria no software GeoGebra e questionário final, analisado por meio da Análise Textual Discursiva, proposta por Moraes e Galliazzi. Concluiu-se que a utilização do GeoGebra contribuiu significativamente na compreensão de perímetro e área na perspectiva do modelo construcionista de ensino, proposto por Papert. A análise do último instrumento revelou que a utilização desse software promove a aprendizagem de maneira significativa, na medida em que os estudantes mostram-se motivados a estudar quando as aulas envolvem o uso de recursos digitais, com métodos diferentes dos modelos considerados tradicionais.por
dc.description.abstractThis study investigated how the GeoGebra software can contribute to building perimeter and area concepts by students of the 6th year of elementary school. This thesis has been developed in a particular school network in Porto Alegre in the first half of 2014. As a reference the constructionist theories, Papert and Meaningful Learning, Ausubel. This research is divided into four steps: check in textbooks about the geometry of it; applying two initial questionnaires, to characterize the researched group and delimitation of their previous knowledge; application of six activities related to the geometry of study in GeoGebra software and final questionnaire, analyzed by Discursive Textual Analysis proposed by Moraes and Galliazzi. It was cdc oncluded that the use of GeoGebra contributed significantly in the understanding of perimeter and area in view of constructionist education model proposed by Papert. The analysis of the last instrument revealed that the use of the software promotes learning significantly, to the extent that the students showed motivated to consider when classes involve the use of digital resources, with different designs of traditional methods considered.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-07-07T13:43:51Z No. of bitstreams: 1 471730 - Texto Completo.pdf: 4431344 bytes, checksum: 3169d307e71a32568b4e5fb9d6bdd16b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-07-07T13:43:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 471730 - Texto Completo.pdf: 4431344 bytes, checksum: 3169d307e71a32568b4e5fb9d6bdd16b (MD5) Previous issue date: 2015-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/163198/471730%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMATEMÁTICA - ENSINO FUNDAMENTALpor
dc.subjectEDUCAÇÃO - TEORIASpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAprendizagem de conceitos de área e perímetro com o GeoGebra no 6º ano do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
471730 - Texto Completo.pdfTexto Completo4,33 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.