Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTerra, Jefferson Azevedo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213734U6por
dc.contributor.advisor1Testa, Mauricio Gregianin-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765245T2por
dc.date.accessioned2015-06-29T12:10:03Z-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6185-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisou o crescimento da utilização de ferramentas tecnológicas como a internet na vida cotidiana das pessoas e as consequentes modificações geradas pelo uso intensivo desta ferramenta. A utilização de internet gera benefícios para a área de educação ao proporcionar as facilidades de comunicação e a criação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Porém, o uso constante de internet também pode causar dependência e resultar em prejuízos para o ambiente acadêmico, profissional e até mesmo nas relações interpessoais dos usuários. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar se existe diferença significativa entre usuários dependentes e não dependentes de internet para os determinantes da teoria UTAUT para a intenção de uso de um ambiente virtual de aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa Survey para identificar o nível de dependência de cada um dos estudantes e também a existência de diferenças entre o gênero, idade, curso escolhido e situação no mercado de trabalho. Assim, os alunos foram classificados em dois grupos quanto ao nível de dependência de internet. O primeiro foi formado pelos alunos dependentes e o segundo foi integrado pelos alunos que não apresentaram dependência de internet. O Teste t de Student e o teste qui quadrado foram utilizados para comparar dos grupos e os resultados confirmaram que existiu diferença significativa quando avaliados os quatro determinantes de aceitação e uso de tecnologia da teoria UTAUT. Os resultados permitem identificar que alunos não dependentes possuem menor média para condições facilitadoras, além disso, este grupo de alunos dedica mais esforço para aprender a utilizar o Moodle. O resultado deste processo é que este grupo valoriza mais a ferramenta tecnológica e acredita que ela lhes ajudará a obter melhor desempenho acadêmico. Por fim, os alunos dependentes apresentam médias mais baixas para influência social e não identificam de forma tão intensa que as pessoas que eles consideram importantes pensam que eles deveriam utilizar o Moodle em um ambiente virtual de aprendizagem.por
dc.description.abstractThis research analyzes the growth in the use of technological tools such as the Internet in everyday life of people and the consequent modifications generated by the intensive use of this tool. Using internet generates benefits for the education area by providing communication facilities and the creation of virtual learning environments. However, the constant use of the Internet can also cause dependency and result in damage to the academic environment, professional and even in interpersonal relationships of the users. The objective of this study was to examine whether there is a significant difference between dependent users and internet not dependent to the determinants of UTAUT theory for the intended use of a virtual learning environment. One Survey research to identify the dependency level of each student and also the existence of differences was conducted between gender, age, chosen course and situation on the labor market. Thus, students were classified into two groups according to the level of Internet addiction. The first was formed by the dependent students and the second was built by students who did not have internet addiction. The Student t test and chi square test were used to compare the groups and the results confirmed that there was significant difference when evaluated the four determinants of acceptance and use of UTAUT technology theory. The results allow us to identify not dependent students have lower average for facilitating conditions, in addition, this group of students dedicated more effort to learn how to use Moodle. The result of this process is that this group values the technological tool and believes that it will help them get better academic performance. Finally, the dependent students have lower averages for social influence and do not identify so strongly that people they consider important think they should use the Moodle virtual learning environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-06-29T12:10:03Z No. of bitstreams: 1 471301 - Texto Completo.pdf: 2188759 bytes, checksum: 4f7e7ca37f31a9bc26a621a989b4bdfc (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-29T12:10:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 471301 - Texto Completo.pdf: 2188759 bytes, checksum: 4f7e7ca37f31a9bc26a621a989b4bdfc (MD5) Previous issue date: 2015-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/163120/471301%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTECNOLOGIA EDUCACIONApor
dc.subjectINTERNET NA EDUCAÇÃOpor
dc.subjectMÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleDependência de internet na aceitação e uso de um ambiente virtual de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
471301 - Texto Completo.pdfTexto Completo2.14 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.