Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamargo, Andrea Norema Bianchi de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219932A2por
dc.contributor.advisor1Ramos, Maurivan Güntzel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787197A3por
dc.date.accessioned2015-06-18T11:43:04Z-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6146-
dc.description.resumoO estudo sobre a influência da pergunta do aluno na aprendizagem em Química, em ações de pesquisa na sala de aula, buscou responder à seguinte questão: como a elaboração e a discussão de perguntas pelos alunos de Ensino Médio contribuem para a sua aprendizagem em Química? A investigação foi realizada com alunos do 3º Ano do Ensino Médio de uma escola privada, do Município de Porto Alegre. Inicialmente, os sujeitos de pesquisa propuseram perguntas sobre o que gostariam de saber sobre o Álcool. As perguntas foram analisadas, categorizadas e serviram de base para a organização de uma Unidade de Aprendizagem (UA). Com base nas perguntas mais frequentes, foi elaborado e aplicado um teste inicial para identificar os saberes dos alunos. Após a realização das atividades da UA, com vistas a construir respostas às perguntas dos alunos, foi aplicado um teste final, semelhante ao teste inicial. Assim, foi realizada uma análise comparativa entre os dois testes. Também foi aplicado um questionário sobre as percepções dos alunos em relação ao fato de estudar a Química a partir das suas próprias perguntas. A investigação permitiu considerar que as perguntas dos alunos contribuem para sua aprendizagem, pois mobilizam sua curiosidade, influenciando-os a assumirem-se sujeitos do seu aprender. Permitiu a reconstrução de saberes sobre o tema gerador, numa perspectiva ampla (científica, tecnológica e social), na medida em que esteve associado às vivências dos alunos e ao seu cotidiano. O diálogo com a professora e os colegas, visando construir respostas às perguntas estimulou a construção de argumentos, de modo que o ensino de Química passou a ter significado para os estudantes.por
dc.description.abstractThe study on the influence of the student's question on learning in Chemistry in action research in the classroom contribute to answer the following question: how the elaboration and discussion of questions for high school students contribute to their learning in chemistry? The research was conducted with students of the 3rd year of high school at a private school of the Porto Alegre city. Initially, the research subjects proposed questions about what they would like to know about alcohol. The questions were analyzed, categorized and served the basis for the organization of a Learning Unit (AU). Based on frequently asked questions, was developed and applied an initial test to identify the knowledge of the students. After completion of the activities of the AU, in order to build students' answers to questions, a final test was applied, similar to the initial test. Thus, we performed a comparative analysis between the two tests. A questionnaire was also on the perceptions of students in relation to the fact studying chemistry from their own questions. The investigation allowed us to consider the questions of the students contribute to their learning because mobilize their curiosity, influencing him to take up subjects of their learning. Allowed the reconstruction of knowledge under the theme generator in a broad perspective (scientific, technological and social), as it was associated with students' experiences and their daily lives. The dialogue with the teacher and classmates, aiming to construct answers to questions stimulated the construction of arguments, so that the teaching of chemistry began to have meaning for students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-06-18T11:43:04Z No. of bitstreams: 1 470756 - Texto Completo.pdf: 1248659 bytes, checksum: ab80152728008387d3afbc02430bbd66 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-18T11:43:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 470756 - Texto Completo.pdf: 1248659 bytes, checksum: ab80152728008387d3afbc02430bbd66 (MD5) Previous issue date: 2015-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/162966/470756%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Matemáticapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectAPRENDIZAGEMpor
dc.subjectQUÍMICA - ENSINO MÉDIOpor
dc.subjectQUÍMICA - ENSINOpor
dc.subjectCIÊNCIAS - ENSINOpor
dc.subjectPRÁTICA DE ENSINOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA influência da pergunta do aluno na aprendizagem :o questionamento na sala de aula de química e o educar pela pesquisapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
470756 - Texto Completo.pdfTexto Completo1,22 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.