Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGonçalves, Hosana Alves-
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rochele Paz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777840Z7por
dc.date.accessioned2015-06-10T12:28:06Z-
dc.date.issued2015-03-06-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6118-
dc.description.resumoA neuropsicologia infantil tem crescido no Brasil com a publicação de instrumentos adaptados e normatizados para este público, além da elaboração de programas e de ações de intervenção tanto para o âmbito clínico quanto escolar. No entanto, predominam, ainda, análises quantitativas mais gerais e tradicionais, principalmente com escores totais de acertos. Assim, o objetivo desta dissertação foi verificar a influência da idade, do tipo de escola e do TDAH no processamento de clustering e switching em tarefas de fluência verbal (TFV). Para isso, 516 crianças (484 saudáveis e 32 com TDAH) foram avaliadas com as modalidades livre, fonêmico-ortográfica e semântica de fluência verbal e, além dos escores brutos de erros e acertos, realizaram-se análises de clustering e switching. Em geral foram evidenciados efeitos de idade no total de palavras corretas, de switches, de clusters semânticos e fonêmicos nas três modalidades. Em todas as tarefas, crianças maiores e de escola privada apresentaram desempenho superior ao das crianças de menor idade na maioria das variáveis. Por outro lado, não foram observados efeitos de idade e de tipo de escola no tamanho dos clusters. Ressaltam-se as fortes correlações entre produção de switches e total de palavras nas TFV. Quanto à evolução do desempenho ao longo do tempo, observou-se diminuição nos últimos blocos da tarefa em todos os grupos etários e no grupo de TDAH. Comparando-se TDAH e controles, apresentaram-se resultados que indicam diferenças principalmente na maneira como os dois grupos se organizam ao longo do tempo para alcançar o objetivo da tarefa. O padrão de produção de switches, e, consequentemente de palavras, ao longo do tempo mostrou-se diferente para grupo clínico e controle. Ou seja, enquanto em crianças saudáveis houve queda no desempenho nos últimos blocos da tarefa, em crianças com TDAH ocorre leve elevação no número de switches, o que parece ter contribuído para a evocação das palavras. Os resultados deste estudo reafirmam o importante papel das funções executivas na realização de TFV ao demonstrar que as diferenças observadas entre grupos nos escores totais da tarefa (tanto clínicos quanto etários) podem ocorrer devido às estratégias que cada grupo utiliza para realizá-las. Desta forma, sugere-se que análises de clustering e switching continuem sendo realizadas tanto na pesquisa quanto na clínica neuropsicológica. Na avaliação, elas podem contribuir para o levantamento de hipóteses de quais processos cognitivos estão mais ou menos desenvolvidos, tornando mais acessível a identificação dos principais aspectos a serem trabalhados num processo de estimulação cognitiva. Contribui-se com a literatura nacional e internacional a respeito do uso de análises qualitativas além das quantitativas já comumente utilizada em tarefas de fluência verbal (TFV).por
dc.description.abstractChild neuropsychology has grown in Brazil with the publication of instruments adapted and standardized for this population, and the development of intervention programs for both clinical and school settings. The objective was to contribute to the national and international literature regarding the use of qualitative analysis in addition to quantitative already commonly used in verbal fluency tasks (TFV). For this, 516 children (484 healthy and 32 with ADHD) were evaluated with the unconstrained, phonemic-orthographic and semantics modalities of verbal fluency. In addition to the raw scores of trial and error, there was clustering and switching analysis investigating the roles age, type of school and ADHD in this processing. In general age effects were seen in the total of correct words, switches, semantic and phonemic clusters in the three modalities. In all cases, older children performed better than the younger children. It is noteworthy the strong correlations between production switches and total words in TFV. On the other hand, were not observed effects of age and school type in the size of clusters. As the evolution of performance over time, it is observed decrease in the last the blocks of task in all age groups and in the ADHD group. Comparing ADHD and controls, we present results indicating differences mainly in the way the groups are organized over time to achieve the purpose of the task. The default output switches, and hence of words over time is shown for various clinical and control groups. While in healthy children observed the drop in performance in the last task blocks, in children with ADHD occurs slight rise in the number of switches, which seems so contribute to retrieve words. The results of this study confirm the important role of executive functions in performing TFV to demonstrate that differences between groups occurring in the total scores of the task (both clinical and age) may occur due to the strategies that each group uses to carry them out. Thus, it is suggested that studies analyzing clustering and switching continue to be made in both research and in neuropsychological clinic.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-06-10T12:28:06Z No. of bitstreams: 1 470274 - Texto Parcial.pdf: 235907 bytes, checksum: 5ab2db2cb31d971d9777506b7af094d0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-10T12:28:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 470274 - Texto Parcial.pdf: 235907 bytes, checksum: 5ab2db2cb31d971d9777506b7af094d0 (MD5) Previous issue date: 2015-03-06eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/162940/470274%20-%20Texto%20Parcial.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Psicologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPSICOLOGIA INFANTILpor
dc.subjectPSICOLOGIA COGNITIVApor
dc.subjectNEUROPSICOLOGIApor
dc.subjectFUNÇÃO EXECUTIVApor
dc.subjectHIPERATIVIDADEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApor
dc.titleClustering e switching na fluência verbal infantil : idade, tipo de escola e TDAHpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
470274 - Texto Parcial.pdfTexto Parcial230,38 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.