Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKronbauer, Evelyn Righes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4251401J2por
dc.contributor.advisor1Dalmarco, Gustavo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705834Y6por
dc.date.accessioned2015-06-05T12:17:16Z-
dc.date.issued2015-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6101-
dc.description.resumoA inovação está relacionada com a geração e aplicação do conhecimento, estimulando a interação entre universidade e empresa. Neste sentido, o fluxo de conhecimento entre instituições de ensino e pesquisa e o setor empresarial é determinado pelo estímulo do ator responsável por propor a transferência no fluxo - seja a universidade, baseado no conhecimento científico, seja a empresa, baseado em conhecimento aplicado. Estudos atuais discutem o papel dos atores e dos canais de transferência de conhecimento, porém não falam do conteúdo do conhecimento transferido, ou falam dos tipos de conhecimento, mas não tratam dos atores e nem dos canais de transferência de conhecimento. Com isso, o presente estudo tem por objetivo analisar o fluxo de conhecimento em projetos conjuntos entre universidade e as empresas instaladas em um parque tecnológico – ambiente propício para este tipo de interação. O conceito de fluxo de conhecimento é apresentado principalmente pela Hélice Tripla somado a outros modelos de fluxo. O fluxo entre universidadeempresa descreve o papel dos atores e canais de transferência de conhecimento, verificando ainda o conteúdo de conhecimento transferido: pesquisa básica, pesquisa estratégica, pesquisa aplicada ou a tecnologia corrente. Além disso, foi estudado os níveis de maturidade tecnológica o TRL (Technology Readiness Level), para uma posterior análise dos casos estudados e o seus níveis de tecnologia. Foram feitas entrevistas semiestruturadas com professores (pesquisadores) da universidade responsáveis pelos projetos conjuntos e posteriormente entrevistas com os gestores de P&D (pesquisa e desenvolvimento) das empresas instaladas no TECNOPUC. Para essas entrevistas foi utilizado o método de estudo de caso, estudando sete projetos conjuntos. Os resultados demonstram que o benefício do parque tecnológico estar tão próximo da universidade tem favorecido essa interação, e estimulado a comunicação entre os atores. Porém, observou-se que na maioria dos casos são as empresas, na figura dos seus gestores, que estimulam o fluxo de conhecimento, através de demandas próprias para desenvolvimento de novas tecnologias, ou por soluções para problemas encontrados nos seus processos de P&D. Foi analisado e percebido, também, que as empresas possuem P&D interno, e nem sempre interagem com a universidade em busca de parcerias. Além disso, os pesquisadores (professores da universidade) possuem muitos projetos em conjunto com empresas de fora do parque. O governo tem estimulado a interação entre os atores. Esse estímulo é percebido por bolsas de fomento, ou pela Lei de Informática, que garante benefícios substanciais as empresas que a buscam.por
dc.description.abstractThe innovation is related with the conception and application of the knowledge, encouraging an interaction between University and companies. Accordingly, the knowledge flow between educational and research institutions and business sectors is determined by the stimulus of the actor responsible for proposing the transference of the knowledge flow – either the University, based on scientific knowledge, or the company, based on applied knowledge. Recent studies debate about the role of the actors and channels of knowledge transference, however, they do not argue about the content of the transferred knowledge, or debate about the types of knowledge but do not discuss about the actors and channels of knowledge transference. Therewith, the present study has the objective to analyze the knowledge flow in joint projects between Universities and companies located at a technological park – propitious environment for this type of interaction. The concept of knowledge flow is mainly presented by Triple Helix, in addition to other models. The flow between University-Companies describes the role of the actors and channels of knowledge transference, verifying also the content of the transferred knowledge: basic research, strategic research, applied research or the current technology. It was also studied the technological maturity level, the TRL (Technology Readness Level), for a further analysis of the studied cases and their technological levels. Seven semi-structured Interviews were conducted with University professors (researchers) responsible for the joint projects and afterwards, interviews were conducted with R&D (research and development) managers of the companies installed at TECNOPUC. The study case method was used in these interviews by studying seven joint projects. The results of this study demonstrate that the benefit of having the technological park near to the University has favored this interaction and has encouraged the communication between the actors. However, it is observed that, mainly, are the companies, in the figure of their managers, who stimulate the knowledge flow, either by their own demand to develop new technologies, or to resolve problems encountered in their R&D processes. It was also analyzed and understood that companies have internal R&D, and they do not always interact with the University to seek for partnerships. Furthermore, researchers (University professors) have many projects together with firms outside the technological park. The government has encouraged the interaction between the actors. This stimulus is perceived by development scholarships, or by Informatics Law, which provides substantial benefits to the companies who seek for it.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-06-05T12:17:16Z No. of bitstreams: 1 469990 - Texto Completo.pdf: 1594856 bytes, checksum: fa99ee1f3bf5562c65bc17f8c0062d54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-06-05T12:17:16Z (GMT). No. of bitstreams: 1 469990 - Texto Completo.pdf: 1594856 bytes, checksum: fa99ee1f3bf5562c65bc17f8c0062d54 (MD5) Previous issue date: 2015-03-31eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/162994/469990%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectPARQUES TECNOLÓGICOSpor
dc.subjectPUCRS - TECNOPUCpor
dc.subjectUNIVERSIDADES E EMPRESASpor
dc.subject.cnpqADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleFluxo de conhecimento entre Universidade e Empresa : uma análise de empresas instaladas no TECNOPUCpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
469990 - Texto Completo.pdfTexto Completo1,56 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.