Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6052
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Violências e comunicações de não violências no espaço escolar |
Autor: | Moraes, Rochele Pedroso de |
Primeiro orientador: | Guimarães, Gleny Terezinha Duro |
Resumo: | A presente dissertação versa sobre a importância do tema da violência que se manifestam no espaço escolar: violência na escola; violência contra a escola e violência da escola. A dissertação traz elementos sobre as estratégias de enfrentamento das violências no espaço escolar pelo viés de comunicações não violentas. Olhamos para a educação nas suas múltiplas dimensões: na sua forma filosófica, perpassando as dimensões política, econômica, cultural, científica e social. A educação é abordada na perspectiva de política pública, e como tal, de acesso universal. Trabalhamos com o método dialético-crítico, com pesquisa qualitativa e estudo exploratório. A pesquisa de campo ocorreu em duas escolas públicas municipais de ensino fundamental completo. Entrevistamos oito educadores, oito educandos e oito cuidadores familiares. Registramos por meio de fotografias, diários de campo e vídeos, elementos que se apresentavam significantes para nossa construção e produção de sentidos na pesquisa. O período da coleta de informações ocorreu de setembro a outubro de 2014. Para o tratamento das informações, utilizamos a Análise Discursiva, segundo Spink (2000). Esse tipo de análise permitiu flexibilidade e outros procedimentos metodológicos que qualificaram a construção das interpretações e análises. Construímos Mapas Representacionais e Árvores Associativas através das categorias: diálogo e intersetorialidade, conforme os objetivos da pesquisa. Os principais resultados foram: falta de diálogo entre os currículos escolares, falta de infraestrutura institucional e de formação permanente, o Regimento Interno e o Projeto Político Pedagógico estavam em reconstrução, porque a nova gestão escolar compreende que o PPP precisa estar conectado com a realidade da comunidade escolar local. No que tange a violência, a escola não consegue acompanhar todas as ocorrências. Aparecem meninas como as agressoras, violência seguida ou não por bullying. Como estratégia de não violências o diálogo e o afeto reforçam os estudos de Paulo Freire, pois são impulsionadores de mudanças. |
Abstract: | Esta tesis trata de la importancia de la cuestión de la violencia manifiesta en las escuelas: la violencia en la escuela; la violencia contra la escuela y violencia escolar. La tesis aporta elementos acerca de las estrategias de afrontamiento de la violencia en las escuelas por el sesgo de la comunicación no violenta. Nos fijamos en la educación en sus múltiples dimensiones: en su forma filosófica, pasando la vida política, económica, cultural, científica y social. Educación se aborda en perspectiva de política pública, y como tal, el acceso universal. Trabajamos con método dialéctico-crítico, con la investigación cualitativa, estudio exploratorio. La investigación de campo se llevó a cabo en dos escuelas públicas en la escuela primaria completa. Entrevistamos a ocho maestros, ocho estudiantes y ocho cuidadores familiares. Grabamos a través de fotografías, diarios de campo y videos, elementos que tenían significativo para nuestra construcción y producción de significados en la investigación. El período de recogida de información se llevó a cabo entre septiembre y octubre de 2014. Para el tratamiento de la información, se utilizó el análisis del discurso, según Spink (2000). Este tipo de análisis permite la flexibilidad y otros procedimientos metodológicos que calificó la construcción de interpretaciones y análisis. Mapas representacionales construcción y árboles asociativas a través de las categorías: diálogo e intersectorial, como los objetivos de la investigación. Los principales resultados fueron: falta de diálogo entre los programas escolares, la falta de infraestructura institucional y capacitación, reglamentos internos y el proyecto político pedagógico estaban bajo la reconstrucción, ya que la nueva gestión escolar entiende que el PPP Debe iniciar sesión comer realidad comunitaria escuela local. En cuanto a la violencia, la escuela no puede mantener todas las ocurrencias. Las niñas aparecen como el agresor, entonces no por la violencia o la intimidación. Como estrategia de diálogo no violencia y el afecto reforzar los estudios de Paulo Freire, al igual que los motores del cambio. |
Palavras-chave: | SERVIÇO SOCIAL COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS EDUCAÇÃO E SOCIEDADE |
Área(s) do CNPq: | CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul |
Sigla da instituição: | PUCRS |
Departamento: | Faculdade de Serviço Social |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6052 |
Data de defesa: | 16-Mar-2015 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
469321 - Texto Completo.pdf | Texto Completo | 2,88 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.