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dc.creatorOliveira, Simone Barros de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758775Y9por
dc.contributor.advisor1Grossi, Patricia Krieger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788521J3por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:20:43Z-
dc.date.available2007-06-28-
dc.date.issued2007-03-07-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Simone Barros de. Desenvolvimento sustentável e cultura de paz no meio escolar : desafios para o serviço social. 2007. 148 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/601-
dc.description.resumoEste trabalho visa discutir o Desenvolvimento Sustentável e a Cultura da Paz como desafios para o Serviço Social para contribuir com a construção de uma sociedade sustentável que tem o equilíbrio entre os fatores ambiental econômico e social como indispensável. A discussão do desenvolvimento sustentável e da cultura da paz apresenta-se pertinente, ao constatar-se que o meio ambiente configura-se como uma das múltiplas expressões da questão social, objeto de trabalho do Serviço Social. Quando é discutido sobre o meio ambiente, discute-se também sobre o papel do ser humano, da natureza, das relações sociais e a questão da violência e da exclusão social como fatores que obstacularizam a construção de uma cultura de paz. São abordadas intervenções que possibilitam uma maior consciência crítica e ações voltadas para uma cultura de paz que propõe uma ética de solidariedade que pode ser construída através do desenvolvimento sustentável a partir da co-responsabilidade. A pesquisa realizada enfatiza o trabalho desenvolvido por assistentes sociais e bióloga pertencentes a ONG REDECRIAR Reciclando a Cidadania em Rede Interdisciplinar, na Escola Estadual General Ibá Ilha Moreira, em Porto Alegre, RS. Todos os sujeitos da pesquisa foram participantes do Projeto Piloto na escola, que envolveu o corpo diretivo, docente, discente, comunidade escolar e os profissionais da ONG. Os resultados do trabalho indicam que houve uma maior articulação da escola com a rede de serviços, maior participação da família na escola, valorização do protagonismo dos alunos, desenvolvimento de uma consciência ecológica através de reciclagem do lixo, compostagem, cultivo de hortas e oficinas de geração de renda com familiares. Estas ações contribuíram para a prevenção da violência no meio escolar em direção à sustentabilidade e construção de uma cultura de paz. Este estudo aponta para a urgência da intervenção nesta temática, dando visibilidade a contribuição do Serviço Social neste processo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:20:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 391247.pdf: 1075927 bytes, checksum: eefe3e5790b1cfceb2a0a88b23e23426 (MD5) Previous issue date: 2007-03-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6867/391247.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELpor
dc.subjectCULTURApor
dc.subjectVIOLÊNCIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleDesenvolvimento sustentável e cultura de paz no meio escolar : desafios para o serviço socialpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

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