Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5966
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Valesca dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732979H4por
dc.contributor.advisor1Hermann, Nadja Mara Amilibia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728788E4por
dc.date.accessioned2015-05-04T19:04:51Z-
dc.date.issued2015-02-26-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5966-
dc.description.resumoA pesquisa tem como proposta analisar, da perspectiva da teoria do reconhecimento social de Axel Honneth, a permanência de adolescentes escolarizados e assíduos na EJA. Pretendeu-se, através do estudo, compreender de que modo os pressupostos formativos implicados na formação desses alunos estão envolvidos no estabelecimento das relações que propiciam o reconhecimento. Igualmente, identificar que tipos e as formas como o reconhecimento se estabelece na escola, com jovens e adultos. E também, como o estabelecimento dessas formas de reconhecimento contribuem para a permanência desses alunos na escola. A investigação se situa no campo da pesquisa teórica e desenvolve uma análise a partir de experiências vivenciadas pela autora. Nas relações que se estabelecem na escola identificam-se três esferas de reconhecimento operando: o reconhecimento o amoroso, o jurídico e o da comunidade de valores. Pode-se inferir que a escola está atuando como fator de reconhecimento para os alunos, mesmo que não intencionalmente. Na Educação de Jovens e Adultos, foi observado que, se por um lado, algumas relações de reconhecimento são estabelecidas, por outro são denegadas.por
dc.description.abstractThis research proposes to analyze, from the viewpoint of the Axel Honneth’s Critical Social Theory, the permanency educated and attendee adolescents in the EJA. Objectively, this study intends to understand how the assumptions implied in the student development are applied in the establishment of the relations that make the recognition. In same way, to identify what types and manners the recognition is established in schools how youths and adults. Also, since the establishment of these forms of recognition contribute to the permanence of these students in school. The research is in the field of theoretical research and develops an analysis from experiences lived by the author. The relationships established at school points to three recognition spheres operating: the loving recognition, legal and community values. It can be inferred that the school is acting as recognition factor for students, even if unintentionally. In the Youth and Adult Education was observed that, on the one hand, some recognition relationships are established, on the other writs are.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-05-04T19:04:51Z No. of bitstreams: 1 467959 - Texto Completo.pdf: 462039 bytes, checksum: b265015e201cf038ca97a55c434ba282 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-04T19:04:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 467959 - Texto Completo.pdf: 462039 bytes, checksum: b265015e201cf038ca97a55c434ba282 (MD5) Previous issue date: 2015-02-26eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/162697/467959%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectEDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOSpor
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpor
dc.subjectRECONHECIMENTO (FILOSOFIA)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleReconhecimento social e permanência na EJApor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
467959 - Texto Completo.pdfTexto Completo451.21 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.