Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5923
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWeber, Karina Pereira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4453271E5por
dc.contributor.advisor1Tonin, Juliana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735587U6por
dc.date.accessioned2015-04-17T19:21:06Z-
dc.date.issued2015-03-13-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5923-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo a compreensão das imagens simbólicas a partir da relação com a hipermarca Harley-Davidson, partindo do pressuposto que tais imagens impulsionam uma espécie de consumo-imagem da marca, como propomos pensar. A fundamentação teórica da pesquisa consiste nas noções de imaginário e imagem simbólica de Gilbert Durand; na compreensão antropológica da imagem e de sua produção a partir das elucidações de Hans Belting; no entendimento sobre as marcas e consumo, no contexto contemporâneo, a partir de Gilles Lipovetsky; bem como a percepção do consumo e seus aspectos para além do objeto, com o auxílio das reflexões de Jean Baudrillard. O caminho metodológico seguido foi o da Sociologia Compreensiva de Michel Maffesoli e, para a técnica de pesquisa Grupo Focal, utilizou-se as propostas de Tim May e Maria Eugênia Belczak Costa. Percebemos que a imagem simbólica que emana da relação indivíduo-marca transforma os modos de consumo, sendo este um caminho a ser explorado pelo branding como um meio de propiciar relação de transcendência com as marcas.por
dc.description.abstractThis research has as aim the comprehension of symbolic images by the relation with the hyper mark Harley-Davidson, starting with a presupposition that this images drive a kind of image consumption of the brand, as we purposed to think. The theoretical basis of the research consists of the basic notions of the imaginary, Gilbert Durand’s symbolic image; anthropological comprehension of the image and its production by the Hans Belting’s elucidations; comprehension of the brands and the consumption in the contemporary context by Gilles Lipovetsky and the comprehension of the consumption and it’s aspects beyond the objects with the Jean Baudrillard reflections’ help. The methodological path followed was the Michel Maffesoli’s Comprehensive Sociology, and Tim May and Maria Eugênia Costa’s Facal Group research technique. We see that the symbolic image emanating from the “individual-brand” transforms the way of consumption, which is a way to be explored by the branding as a way of providing transcendence relationship with brands.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Setor de Tratamento da Informação - BC/PUCRS ([email protected]) on 2015-04-17T19:21:06Z No. of bitstreams: 1 467310 - Texto Completo.pdf: 2039761 bytes, checksum: cbfb0ccd833856e8230606d84431450a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-17T19:21:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 467310 - Texto Completo.pdf: 2039761 bytes, checksum: cbfb0ccd833856e8230606d84431450a (MD5) Previous issue date: 2015-03-13eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17684/467310%20-%20Texto%20Completo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectIMAGINÁRIOpor
dc.subjectMARCASpor
dc.subjectCONSUMOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.title“Eu não pago 60 mil por uma moto. Por uma Harley eu pago.” : análise do consumo da imagem simbólicapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
467310 - Texto Completo.pdfTexto Completo1,99 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.