Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/588
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Kizzy Vecchio da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483446T4por
dc.contributor.advisor1Couto, Berenice Rojas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701075Z9por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:20:41Z-
dc.date.available2015-04-08-
dc.date.issued2015-01-22-
dc.identifier.citationCOSTA, Kizzy Vecchio da. Serviço social e formação política : evidências do debate atual. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/588-
dc.description.resumoA presente dissertação situa-se na linha de pesquisa Serviço Social e Políticas Sociais e tem como problema de pesquisa identificar de que modo o Serviço Social vem se apropriando do tema da formação política. Efetiva-se através de pesquisa documental, no Banco de Teses da CAPES, no período de 2011/2012, identificando as produções de teses e dissertações que versam sobre o tema. A coleta de dados teve como critério a recorrência das categorias explicativas e empíricas nos seguintes títulos e palavras-chave: consciência (política), conscientização, cultura (política), educação (política, popular, social), participação (política, popular, social), politização, organização (social, política, popular) e controle social. Os objetivos formulados para responder ao problema de pesquisa visam identificar as produções que embasam teorico-metodologicamente o Serviço Social a fim de refletir sobre sua relação com o tema da formação política, investigando os autores que fundamentam as produções coletadas; identificar, nas produções, em que espaços de trabalho o Assistente Social evidencia o debate sobre formação política; e problematizar a concepção dos processos educativos de participação e organização social mediados nos relatos de intervenção. Os dados, a partir da análise das produções do serviço social, apontam para uma apropriação superficial do conceito, pois não articula os seus processos fundamentais (participação, organização e educação). Há uma concentração das produções na análise da participação voltada às políticas públicas na esfera do controle social. A análise possibilitou problematizar de que modo o tema da formação política vem sendo tratado na contemporaneidade pela área e quais os desafios postos aos assistentes sociais, todavia ainda é uma pesquisa incipiente para generalizações, acreditando-se que o universo de produções na área é muito mais amplo. Buscou-se contribuir para com a sistematização do conceito de formação política crítica pelo fato de o mesmo aparecer com diferentes nomenclaturas e concepções. Portanto, a formação política crítica se diferencia por ser um processo social orientado por uma cultura política, ou seja, a partir de valores que afirmam a democracia e os direitos humanos que incluem os processos: participação, organização e educação. Essa formação preconiza uma participação efetiva pautada no acesso à informação, leitura crítica do real e autonomia para a tomada de decisões. Ao mesmo tempo, conduz a uma educação autêntica que instiga o ímpeto criador ontológico humano em uma perspectiva transformadora.por
dc.description.abstractThis thesis is situated in the line of research Social Work and Social Policy and its research problem identify how social work is appropriating the subject of political education. Effective up through desk research, the Bank of CAPES Theses in 2011/2012 period, identifying the productions of theses and dissertations that deal with the subject. The data collection was to test the recurrence of explanatory and empirical categories in the following titles and keywords: awareness (political) awareness, culture (policy), education (political, popular, social), participation (political, popular, social ), politicization, organization (social, political, popular) and social control. The objectives formulated to respond to the research problem are intended to identify the productions that support theoretical-methodological social work to reflect on their relationship with the subject of political education, the authors investigating underlying the collected products; identify, in production, in which the workspaces Social Worker highlights the debate on policy formation; and discuss the design of educational processes of participation and social organization mediated the intervention reports. The data from the analysis of social service productions, point to a superficial appropriation of the concept, is it articulates its core processes (participation, organization and education). There is a concentration of production in the analysis of public policies focused participation in the sphere of social control. The analysis made it possible to question how the subject of political education is being addressed nowadays by the area and what the challenges faced by social workers, but is still an incipient search for generalizations, it is believed that the universe of production in the area is much more wide. We tried to help with the systematization of the concept of training critical policy because it appears under different names and concepts. Therefore, the critical political formation is different because it is a social process guided by a political culture, that is, from values that claim democracy and human rights which include the process: participation, organization and education. This training calls for effective participation in guided access to information, critical reading of the real and autonomy for decision-making. At the same time, leads to a genuine education that encourages the human ontological creative impetus in a changing perspective.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:20:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 467151.pdf: 1239234 bytes, checksum: a005723988cb32163b92cb2c4ee4e8fa (MD5) Previous issue date: 2015-01-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6941/467151.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSERVIÇO SOCIALpor
dc.subjectPARTICIPAÇÃO POLÍTICApor
dc.subjectORGANIZAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectPOLÍTICA SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleServiço social e formação política : evidências do debate atualpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
467151.pdfTexto Completo1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.