Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5716
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVontobel, Otto-
dc.contributor.advisor1Hansen, Peter Bent-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769037Y5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:42Z-
dc.date.available2008-01-11-
dc.date.issued2007-11-06-
dc.identifier.citationVONTOBEL, Otto. Serviços logísticos como diferencial competitivo : o caso da água mineral. 2007. 161 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5716-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre o mercado de consumo residencial de água mineral, em embalagem retornável de 20 litros, na cidade de Porto Alegre, tendo como foco o setor de distribuição de água e os serviços logísticos associados. Este tipo de embalagem tem aumentado sua participação, que já representa mais de 50% no crescente volume de água mineral comercializado no Brasil. O crescimento da população em áreas metropolitanas dificulta o tratamento da água pública, e em busca de água pura para beber, a água mineral serve como alternativa, o benefício central é o mesmo, porém, as formas de entregar o produto são muito diferentes. A comercialização da água mineral depende do seu deslocamento, dos pontos de extração - fontes - até os consumidores, em embalagens que a acondicionem, de forma que o transporte, a venda, o manuseio e o consumo sejam viabilizados, diferente da água pública, encanada. O objetivo deste trabalho é analisar as características dos serviços logísticos que influenciam a decisão de compra dos consumidores. A realização deste estudo contempla a aplicação inicial de uma pesquisa qualitativa, objetivando a compreensão dos principais serviços logísticos envolvidos na comercialização do mercado em estudo. Na seqüência realiza-se uma pesquisa quantitativa, para caracterizar os grupos consumidores e hábitos de consumo deste mercado, bem como identificar e priorizar os atributos dos serviços logísticos requeridos pelos clientes. Como resultado, identificou-se que acessibilidade ao produto, agilidade na entrega, confiança no fornecedor, simplicidade na prestação do serviço, higiene e limpeza do produto e do serviço, são as características mais relevantes dos serviços logísticos. Estas características associadas a competitividade de preço, influenciam a decisão de compra de água mineral na embalagem de 20 litros.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397506.pdf: 1383742 bytes, checksum: aa95cfd31f830fd0f7d83beb953ed8ee (MD5) Previous issue date: 2007-11-06eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15574/397506.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃOpor
dc.subjectLOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)por
dc.subjectSERVIÇOS AO CLIENTEpor
dc.subjectDISTRIBUIÇÃO - ADMINISTRAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleServiços logísticos como diferencial competitivo : o caso da água mineralpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
397506.pdfTexto Completo1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.