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dc.creatorSeabra, Sandra Abrantes Krug-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232586J5por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Gabriela Cardozo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798691A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:41Z-
dc.date.available2008-01-11-
dc.date.issued2007-12-22-
dc.identifier.citationSEABRA, Sandra Abrantes Krug. Acreditação em organizações hospitalares. 2007. 171 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5715-
dc.description.resumoAs organizações contemporâneas formulam e implementam estratégias com o objetivo de atingir melhores resultados e de se manter no mercado, sendo a diferenciação pela Qualidade, uma destas estratégias. Organizações hospitalares acompanham este movimento, utilizando a Acreditação Hospitalar como uma iniciativa de qualidade. A Acreditação consiste na avaliação externa da qualidade dos serviços de saúde, tendo como referência padrões pré-estabelecidos que expressam as boas práticas nesta área. Este trabalho analisa a estratégia de Acreditação nas organizações hospitalares. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, utilizando, como estratégia de pesquisa, o estudo de casos múltiplos, de caráter exploratório. Foram analisadas três organizações hospitalares brasileiras, acreditadas pela Joint Commission International. Os resultados obtidos identificaram, como principais motivações para adoção da Acreditação pelas organizações hospitalares, a avaliação objetiva e garantia da qualidade, melhoria dos processos, cultura organizacional e pressões competitivas. Como fatores críticos de sucesso para implementação da Acreditação, gerando impacto positivo no processo, foram constatados o envolvimento das lideranças e do grupo médico, o reconhecimento estratégico da qualidade, foco da organização no paciente e na melhoria contínua, valores da organização, sensibilização, educação e treinamento, imersão da organização no processo, trabalho em equipe, empowerment dos funcionários, abertura da organização para mudanças, domínio da metodologia da qualidade e atividade de consultoria. A cultura do grupo médico evidenciou-se como o principal fator a dificultar a implementação da Acreditação nas organizações hospitalares. As principais vantagens competitivas associadas à Acreditação incluem a qualificação dos profissionais, eficiência, desempenho e reconhecimento da organização, acesso e ampliação do mercado, atendimento do paciente e segurança da estrutura física. Foi verificado ainda, o alinhamento da Acreditação com a estratégia geral de diferenciação pela Qualidade nas organizações estudadas. Implicações gerenciais e acadêmicas, assim como sugestões de pesquisas futuras, são apresentadas ao final do estudo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 397504.pdf: 601484 bytes, checksum: 7fa2dcafb760fe9a04c72658c8c3f52b (MD5) Previous issue date: 2007-12-22eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15564/397504.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO HOSPITALARpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADEpor
dc.subjectESTRATÉGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAcreditação em organizações hospitalarespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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