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Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Sônia Beatriz Pisetta de-
dc.contributor.advisor1Burlamaqui, Paulo Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700771A1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:41Z-
dc.date.available2006-11-01-
dc.date.issued2006-08-31-
dc.identifier.citationLIMA, Sônia Beatriz Pisetta de. Avaliação da satisfação das empresas empregadoras e dos egressos com as competências desenvolvidas no curso de administração da instituição educacional superior : um estudo de caso. 2006. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5714-
dc.description.resumoA abertura de mercado, a acirrada concorrência e a necessidade de aprendizado contínuo redefiniram os papéis das instituições de ensino superior que precisaram redirecionar suas estratégias competitivas para melhor atender as necessidades de seus públicos. É nesse ambiente de mudanças e incertezas que se insere a noção de competência na medida que se apresenta, conforme estudos na área, como instrumento de gestão, agregando valor aos indivíduos e as organizações. Nesse sentido, o presente estudo avalia a satisfação das empresas empregadoras e dos egressos com as competências desenvolvidas no curso de Administração, através de um estudo de caso em uma instituição de ensino superior privada. A pesquisa de natureza qualitativa, utilizou para a coleta de dados entrevistas em profundidade com as empresas empregadoras e focus group com os egressos dessa graduação. A análise e interpretação dos resultados destacaram, como ponto de convergência junto aos públicos pesquisados, a Análise Crítica de Informações e Planejamento e Gerenciamento de Projetos, como as competências de maior satisfação e apontaram o Desenvolvimento de Equipe como a competência de menor satisfação. A divergência ocorrida entre os públicos entrevistados aponta a Comunicação Interpessoal e Intergrupal como a competência de menor satisfação para as empresas empregadoras e como competência de maior satisfação para os egressos participantes do focus group.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384447.pdf: 1227315 bytes, checksum: 0b98ff43a5a1f96142e107c379358275 (MD5) Previous issue date: 2006-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15554/384447.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFORMAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectCOMPETÊNCIA PROFISSIONALpor
dc.subjectADMINISTRADOR - MERCADO DE TRABALHOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleAvaliação da satisfação das empresas empregadoras e dos egressos com as competências desenvolvidas no curso de administração da instituição educacional superior : um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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