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dc.creatorSilveira, João Antonio Jardim-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797644U0por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Gabriela Cardozo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798691A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:39Z-
dc.date.available2007-10-22-
dc.date.issued2007-08-31-
dc.identifier.citationSILVEIRA, João Antonio Jardim. As estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sul. 2007. 146 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5704-
dc.description.resumoEste trabalho disserta sobre as estratégias e a formação das estratégias comerciais dos produtores de arroz no Estado do Rio Grande do Sul. Os objetivos são, primeiramente, analisar as estratégias de comercialização dos produtores. Em seguida, caracterizar as estratégias de comercialização adotadas pelos produtores, identificar os principais fatores influentes no processo de comercialização e verificar como esses fatores influem no processo de comercialização. O método de pesquisa é o estudo de caso, em que os dados são levantados mediante aplicação de um questionário a cinco lideranças de entidades atuantes junto ao segmento e a seis produtores de arroz, um de cada diferente região produtora do Estado, conforme classificação do Instituto Rio Grandense do Arroz IRGA. As entrevistas foram realizadas entre os meses de janeiro a março de 2007. O trabalho aborda o entendimento dos entrevistados a respeito das estratégias de comercialização dos produtores, de caráter reativo às condições ambientais, que determinam diferentes comportamentos diante das épocas de venda do produto: ou logo após a safra, ou distribuídas ao longo do ano, ou no carregamento de estoques buscando os melhores preços, que normalmente ocorrem na entressafra. Também é demonstrada a questão da fidelização entre os produtores e os engenhos. Além das estratégias, o estudo enfoca vinte e oito elementos de análise influentes no processo de formação de estratégia. Esses elementos foram agrupados em nove dimensões oriundas de teorias desenvolvidas em estudos de estratégia e no âmbito do agronegócio. Destaca-se nesses elementos a influência da armazenagem nas estratégias desenvolvidas pelos produtores e ainda a existência de dois grupos distintos de produtores, os capitalizados e os não capitalizados, que adotam diferentes estratégias para a comercialização de seu produto.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395842.pdf: 901036 bytes, checksum: fd54b3b50755efcb0e61ebb61663960f (MD5) Previous issue date: 2007-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15385/395842.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectARROZ - COMÉRCIOpor
dc.subjectAGRONEGÓCIOSpor
dc.subjectESTRATÉGIApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.titleAs estratégias de comercialização dos produtores de arroz no estado do Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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