Compartilhe o registro |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Colussi, Daniela | - |
dc.contributor.advisor1 | Becker, Grace Vieira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:52:39Z | - |
dc.date.available | 2007-09-03 | - |
dc.date.issued | 2007-06-28 | - |
dc.identifier.citation | COLUSSI, Daniela. A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso. 2007. 168 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5699 | - |
dc.description.resumo | A forma e o funcionamento das organizações vêm passando por intensas mudanças. Novos conceitos de gestão têm sido inseridos no contexto das empresas a fim de que elas apresentem vantagens competitivas, podendo ser citada como um deles a aprendizagem organizacional. As questões estratégicas têm apresentado importância nas organizações, em especial nas Instituições de Ensino, cujos gestores passaram a considerar a existência dos clientes e a necessidade de profissionalização da gestão em educação. O objetivo deste estudo é examinar a relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma Instituição de Ensino Preparatória para Concurso. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de caso, e a organização selecionada foi uma Instituição de Ensino referência no Brasil em preparação ao Concurso de ingresso à Magistratura. A partir da revisão conceitual sobre aprendizagem organizacional, seus tipos e práticas, bem como de estratégia e seu processo de formação, foram definidas as variáveis de pesquisa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com a Administração da organização pesquisada, análise de documentos e observação direta. Os resultados apresentaram de que forma ocorre o processo de formação das estratégias, as práticas de aprendizagem organizacional existentes e como acontece a relação entre essas duas orientações. A possibilidade de as organizações buscarem respostas no seu próprio contexto e, por conseqüência, utilizando-as como base para o estabelecimento de estratégias, apresenta-se como uma realidade de aprendizado. O presente estudo consiste numa contribuição ao demonstrar como as práticas de aprendizagem organizacional se relacionam com o processo de formação das estratégias ao fornecerem elementos que facilitam não somente a tomada de decisão, mas também por proporem noções como a forma compartilhada de dar sentido às experiências que correspondam às mudanças enfrentadas pelas organizações e por recomendar a necessidade das estratégias serem disseminadas e internalizadas por todos os níveis hierárquicos de uma organização. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 393791.pdf: 1734326 bytes, checksum: 197f04e1a8881a7f99d627eef82bb9e8 (MD5) Previous issue date: 2007-06-28 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15329/393791.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | por |
dc.subject | ESTRATÉGIA | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL | por |
dc.subject | INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS | por |
dc.title | A relação entre as práticas de aprendizagem organizacional e o processo de formação de estratégias em uma instituição de ensino preparatória para concurso | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
393791.pdf | Texto Completo | 1,69 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.