Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5688
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorScherer, Patrícia Cristina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4243131H9por
dc.contributor.advisor1Petrini, Maira de Cássia-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:36Z-
dc.date.available2014-11-10-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.identifier.citationSCHERER, Patrícia Cristina. Entendendo os negócios com impacto social : uma análise dos elementos constituintes do modelo de negócio. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5688-
dc.description.resumoOs negócios com impacto social são iniciativas economicamente rentáveis que visam atender às necessidades da população de baixa renda oferecendo oportunidades de acesso a produtos e serviços de qualidade a preços acessíveis, bem como oportunidades de emprego e renda. O trabalho visa contribuir para o entendimento deste tema que vem recebendo crescente atenção tanto da área acadêmica como corporativa. O referencial teórico permitiu o aprofundamento sobre o entendimento destes modelos de negócio cujo conceito é amplo e ainda não possui uma visão homogênea. Um quadro de análise para a identificação dos elementos que constituem os negócios com impacto social foi proposto a partir das características encontradas na revisão bibliográfica. A metodologia empregada foi de um estudo qualitativo-quantitativo, de natureza exploratória. Foram utilizadas três técnicas de coleta de dados: pesquisa documental com dados secundários, entrevistas e questionários. Os resultados obtidos permitiram identificar os elementos constituintes do modelo de negócios, mapear as iniciativas existentes no Brasil e descrever suas características a partir do quadro de análise proposto, e avaliar o impacto social destas iniciativas.por
dc.description.abstractSocial impact business are cost effective initiatives that address the needs of lowincome people by providing them with the access to quality products and services at affordable prices, as well as employment and income opportunities. This study aims at contributing to the understanding of this business model that has been getting increasingly more relevant in both the academic and corporate fields. The analysis of the theoretical groundwork indicated that the concept of social impact business does not come from a homogeneous perspective. An analytical framework to identify the elements that constitute the business social impact was proposed based on the characteristics found in the literature review. The methodology applied was of qualitative-quantitative, exploratory nature. As the procedure required for data collection, three steps were followed: a documental analysis using secondary data, interviews and surveys. The results from the data collection allowed us to identify the constituent elements of the business model, mapping existing initiatives in Brazil and describe their characteristics from the proposed framework for analysis, and assess the social impact of these initiatives.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 462525.pdf: 1535080 bytes, checksum: dbcae551c24c22f1325877a98898212b (MD5) Previous issue date: 2014-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/13725/462525.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectEMPRESAS - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectRESPONSABILIDADE SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleEntendendo os negócios com impacto social : uma análise dos elementos constituintes do modelo de negóciopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
462525.pdfTexto Completo1.5 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.