Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5657
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorHoeltz, Luciano-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798183J3por
dc.contributor.advisor1Sampaio, Claudio Hoffmann-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723076D9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:28Z-
dc.date.available2013-05-15-
dc.date.issued2013-03-25-
dc.identifier.citationHOELTZ, Luciano. Interação com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodução e da cocriação de valor : uma análise de seu efeito sobre desempenho. 2013. 127 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5657-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de entender as possíveis relações entre coprodução e desempenho no desenvolvimento de novos produtos (DNP). Para tanto, foram realizados estudos sobre coprodução e DNP à luz da cocriação de valor, considerando investigações feitas sobre a importância da interação entre firma e clientes (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2000; 2004; LUSCH e VARGO, 2004; COVA e SALLE, 2008; GUMMESSON e MELE, 2010; CHANDLER e VARGO, 2011; BALLANTYNE et al., 2011; COOPER e EDGETT, 2008; JARUELSKI e DEHOFF, 2011; BONNER, 1999). A partir desse entendimento, foram lançadas seis proposições teóricas, sendo quatro voltadas à influência positiva entre coprodução e desempenho de DNP e duas sobre a estruturação da coprodução no processo de DNP. Foram feitas entrevistas com oito especialistas em DNP, a fim de verificar a convergência dessas proposições com práticas de mercado. A análise de conteúdo dos dados coletadas durante as entrevistas revelou convergência de cinco proposições teóricas, sinalizando indícios de que a adoção de abordagem de coprodução no DNP contribui para seu desempenho. Por fim, este estudo sugere uma agenda de pesquisa voltada ao aprofundamento do tema.por
dc.description.abstractThis research aims to understand the possible relationships between co-production and performance in new product development (NPD). Therefore, studies were performed on co-production and NPD in light of the value co-creation, considering research done on the importance of interaction between customers and the firm (PRAHALAD e RAMASWAMY, 2000; 2004; LUSCH e VARGO, 2004; COVA e SALLE, 2008; GUMMESSON e MELE, 2010; CHANDLER e VARGO, 2011; BALLANTYNE et al., 2011; COOPER e EDGETT, 2008; JARUELSKI e DEHOFF, 2011; BONNER, 1999). Based on this understanding, six theoretical propositions were formulated: four of them were focused on the positive effect of the co-production on NPD performance and other two were about organization of the coproduction on NDP process. Interviews with eight NPD experts were done to verify the convergence of these propositions with market practices. Content analysis of the data collected during the interviews revealed convergence of five theoretical propositions, signaling indications that the adoption of the coproduction approach contributes to NPD performance. Finally, this study suggests a research agenda aimed at deepening the theme.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 447808.pdf: 907109 bytes, checksum: 6e85caa425bd6acc5a6ef74a3ca567a1 (MD5) Previous issue date: 2013-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16801/447808.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectPRODUTOS - DESENVOLVIMENTOpor
dc.subjectINTERAÇÃO SOCIAL - PESQUISASpor
dc.subjectINOVAÇÃOpor
dc.subjectCRIATIVIDADE (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleInteração com clientes no desenvolvimento de novos produtos sob a perspectiva da coprodução e da cocriação de valor : uma análise de seu efeito sobre desempenhopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
447808.pdfTexto Completo885.85 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.