Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5619
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Juliana Saboia de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4294584D6por
dc.contributor.advisor1Brasil, Vinícus Sittoni-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4775530E0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:17Z-
dc.date.available2011-06-16-
dc.date.issued2011-03-29-
dc.identifier.citationMELO, Juliana Saboia de. A responsabilidade social corporativa no processo de desenvolvimento de novos produtos: o caso da indústria calçadista infantil. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5619-
dc.description.resumoO trabalho desenvolvido teve o objetivo de aprofundar o conhecimento de práticas de responsabilidade social coorporativa (RSC) dentro da indústria de bens de consumo. O assunto RSC possui farta produção acadêmica, contudo seu conceito ainda não está definido. Dentre o conceito comumente utilizado está o defendido por Carroll (1999), onde o autor apresenta quatro dimensões que permeiam a RSC, sendo elas: a econômica, legal, ética e filantrópica. Considerando a tendência do mercado consumidor na escolha de produtos socialmente corretos, bem como a valorização de empresas que investem em responsabilidade social, utilizou-se como foco de estudo a área de desenvolvimento de produtos, que é responsável pela criação e inovação de novos produtos comercializados. Para a realização da pesquisa optou-se pelo método qualitativo, através do estudo de caso único. Para dar inicio à análise de conteúdo, realizou-se a categorização das ações de RSC e etapas de DNP. A análise de conteúdo das entrevistas, realizadas junto à área de desenvolvimento de produtos, marketing e presidência da empresa Bibi, apontou o direcionamento da organização na utilização de ações de responsabilidade social em todo o processo de desenvolvimento de novos produtos. Ainda, a pesquisa demonstrou que a RSC está presente na cultura da organização, sendo utilizada para as decisões estratégicas. Como conclusão, apontou o direcionamento da empresa na utilização de princípios da responsabilidade social corporativa no processo de desenvolvimento de novos produtospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 432074.pdf: 2807393 bytes, checksum: 1e822efdaf4b45fe87624e04ed3b368b (MD5) Previous issue date: 2011-03-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16799/432074.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectRESPONSABILIDADE SOCIAL - EMPRESASpor
dc.subjectPRODUTOS - DESENVOLVIMENTOpor
dc.subjectINDÚSTRIAS DE BENS DE CONSUMOpor
dc.subjectMARKETINGpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleA responsabilidade social corporativa no processo de desenvolvimento de novos produtos: o caso da indústria calçadista infantilpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
432074.pdfTexto Completo2,74 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.