Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5594
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRoldan, Lucas Bonacina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4238645T9por
dc.contributor.advisor1Hansen, Peter Bent-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769037Y5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:10Z-
dc.date.available2010-06-29-
dc.date.issued2010-04-23-
dc.identifier.citationROLDAN, Lucas Bonacina. Modelo para identificação dos fatores críticos de sucesso na gestão de cadeias de suprimentos : os casos de uma indústria automobilística e de um varejo supermercadista. 2010. 149 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5594-
dc.description.resumoA crescente competitividade está fazendo com que as organizações estejam em um processo de adaptação. Nesse contexto, empresas que de forma isolada possuem desvantagens e como possibilidades de enfrentamento a essas dificuldades ambientais surgem as cadeias de suprimentos. A cadeia faz com que empresas, por meio da cooperação, busquem auferir resultados que sozinhas as mesmas não conseguiriam ou teriam muita dificuldade de atingir, sendo formada por todas as organizações que interagem direta ou indiretamente desde o ponto de origem dos materiais até o ponto de consumo dos produtos finais. Devido à complexidade dessas cadeias, é fundamental entender a gestão das mesmas, e dentro da gestão das cadeias é relevante entender quais são os fatores críticos de sucesso para a gestão das mesmas. Assim, foi proposto um modelo para fatores críticos de sucesso em cadeias de suprimentos. Para testar o modelo proposto, foram utilizados dois casos diferenciados: uma cadeia de suprimentos da indústria automobilística e uma do varejo supermercadista. Devido às diferenças de escopo entre as mesmas, onde a indústria está focada na produção e na tecnologia e o varejo no marketing e na distribuição, acreditava-se que existiam diferenças na forma de gerir tais cadeias. Diante disto, o presente trabalho teve como objetivo propor um modelo para análise de fatores críticos de sucesso na gestão de cadeias de suprimentos aplicável a cadeias de diferentes características. A operacionalização do trabalho foi realizada por meio de pesquisa de natureza qualitativa, com estratégia de estudo de casos múltiplos e abordagem exploratória. A partir da literatura foram levantados fatores críticos de sucesso para a gestão das cadeias de suprimentos, sendo estes agrupados em forma de um constructo, com dimensões, categorias e fatores. Após a elaboração do modelo, foram estudados dois casos em cadeias de suprimentos distintas da região metropolitana de Porto Alegre, visando testar a aplicabilidade do mesmo. Os resultados encontrados confirmam o constructo, e mostram que a empresa-mãe da cadeia da indústria está focada em aspectos culturais, enquanto a empresa-mãe da cadeia do varejo estudada está focalizada em estruturar seu processo para reduzir custo e ter um resultado melhor. Já os fornecedores da indústria estão focalizados no desempenho, enquanto os do varejo dão maior importância a fatores da categoria cultural.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 424424.pdf: 1523336 bytes, checksum: 700009c1e221d6b54b860d916cb2b344 (MD5) Previous issue date: 2010-04-23eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16759/424424.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS - ESTUDO DE CASOSpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE MATERIAISpor
dc.subjectLOGÍSTICA (ADMINISTRAÇÃO)por
dc.subjectINDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleModelo para identificação dos fatores críticos de sucesso na gestão de cadeias de suprimentos : os casos de uma indústria automobilística e de um varejo supermercadistapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
424424.pdfTexto Completo1,49 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.