Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5576
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Queiroz, Wellington Tavares Yamamoto | - |
dc.contributor.advisor1 | Perin, Marcelo Gattermann | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721682Y9 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:52:05Z | - |
dc.date.available | 2009-11-13 | - |
dc.date.issued | 2009-08-31 | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Wellington Tavares Yamamoto. Os motivos das relações entre orientações ao mercado e à aprendizagem com a inovação e o sucesso de novos produtos. 2009. 157 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009. | por |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5576 | - |
dc.description.resumo | Os motivos ou razões das relações entre orientação ao mercado, orientação à aprendizagem, inovação e performance organizacional têm sido objeto de investigação há muito tempo. Diversos estudos foram realizados identificando ligações entre os construtos citados e recomendaram a realização de estudos empíricos para que se obtivessem mais dados comprobatórios destes motivos. Assim, a partir dos trabalhos de Baker e Sinkula e, no contexto brasileiro, por Perin, Sampaio e Hooley sobre a inovação empresarial e seu impacto sobre a performance organizacional na busca pela vantagem competitiva sustentável, como estudo de caso que visa o aprofundamento do tema, uma pesquisa de caráter exploratório, foi realizada na unidade brasileira de uma das organizações reconhecidas como as mais inovadoras do mercado eletroeletrônico mundial. Os resultados deste estudo de caso corroboraram com os achados das pesquisas anteriores referenciadas em diversos aspectos e geraram alguns questionamentos adicionais para que se busque um maior entendimento deste fenômeno da inovação organizacional. O desenvolvimento de capacidades e habilidades organizacionais baseados nos princípios da aprendizagem organizacional e com foco na geração de inteligência de mercado para se gerar novos produtos, serviços ou soluções que contribuam para garantir o sucesso no longo prazo coloca a orientação para a aprendizagem em destaque como intermediadora fundamental para que se adicione o adjetivo sustentável à desejada e muito comentada vantagem competitiva. Aspectos ainda pouco explorados de forma objetiva como o impacto direto dos líderes de alto e médio escalões sobre a capacidade de inovação e aprendizagem organizacional se destacaram e precisam de pesquisas adicionais. | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:52:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 418298.pdf: 1231594 bytes, checksum: f101e8d3dedb8d6025a5fe6e52b43359 (MD5) Previous issue date: 2009-08-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16720/418298.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | por |
dc.subject | MARKETING | por |
dc.subject | APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL | por |
dc.subject | MERCADO | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO | por |
dc.title | Os motivos das relações entre orientações ao mercado e à aprendizagem com a inovação e o sucesso de novos produtos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
418298.pdf | Texto Completo | 1.2 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.