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dc.creatorCapellari, Vinicius Gehring-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282490Z0por
dc.contributor.advisor1Becker, Grace Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797382J1por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:01Z-
dc.date.available2008-11-26-
dc.date.issued2008-08-28-
dc.identifier.citationCAPELLARI, Vinicius Gehring. Alianças estratégicas no setor educacional : um estudo em faculdades particulares. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5557-
dc.description.resumoO presente Trabalho foi realizado através do estudo de caso múltiplo, com abordagem qualitativa e enfoque exploratório. Teve como objetivos identificar e analisar as alianças estratégicas, caracterizar o processo de formação, descrever como ocorre o processo de gestão das alianças estratégicas em faculdades particulares, O estudo foi realizado em duas faculdades particulares do Rio Grande do Sul. A seleção dos casos se deu pela acessibilidade as mesmas, as faculdades estão localizadas, respectivamente: na cidade de Passo Fundo e na cidade de Santa Cruz do Sul. Os dados foram coletados através de entrevistas em profundidade e registros institucionais. Perceberam-se lacunas no processo de formação e gestão das alianças estratégicas, sendo este processo pouco profissionalizado e sem a presença de ferramentas, processos e procedimentos claros. Percebe-se que para a efetivação dessas alianças, se faz necessário não só os acordos, convênios e regulamentos celebrados, mas, principalmente, uma base de gestão em termos de processos, fluxos informacionais e comunicacionais de sustentação que garantam uma real integração entre os parceiros. Por último vale destacar a complexidade desse empreendimento. Ele assume dimensões estratégicas entre agentes de áreas totalmente distintas. O caráter paradigmático do desenvolvimento das alianças, a partir da conjugação de recursos e competências poderá oportunizar novos negócios, na medida em que dão origem ao desenvolvimento de serviços complementares a partir de novos agentes econômicos e sociais que se integram a elas. A grande complexidade está em como definir modelos de formação e gestão, graus de apropriação e controle do conhecimento e resultados econômicos de uma atividade onde os limites do tangível e intangível são bastante indefinidos, como nos casos estudadospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 407192.pdf: 2261898 bytes, checksum: c7965ec5dff8fe4594bbaab87781117d (MD5) Previous issue date: 2008-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16704/407192.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO ESCOLARpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO UNIVERSITÁRIApor
dc.subjectALIANÇAS ESTRATÉGICAS (ADMINISTRAÇÃO)por
dc.subjectADMINISTRAÇÃO - ESTRATÉGIASpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAlianças estratégicas no setor educacional : um estudo em faculdades particularespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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