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dc.creatorCano, Carla da Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4197052A7por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Gabriela Cardozo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798691A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:52:00Z-
dc.date.available2008-10-21-
dc.date.issued2008-08-21-
dc.identifier.citationCANO, Carla da Costa. Análise do processo de desenvolvimento de novos produtos na indústria avícola. 2008. 109 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5551-
dc.description.resumoNo Brasil, um dos setores mais importantes para a economia é a indústria de alimentos, sua produção equivale a aproximadamente 10% do PIB brasileiro. Apesar de seu bom desempenho, a indústria processadora de carnes avícola, no Brasil, ainda encontra muitos desafios a superar. Um destes desafios advém da tendência mundial de "economia de tempo" no preparo de alimentos. O consumidor final, hoje, quer comodidade e praticidade o que, em termos de produtos, se traduz em alimentos prontos e semiprontos, ou seja, com alto grau de processamento. Para atender a estas demandas e conquistar os clientes a inovação torna-se fundamental e, neste caso, traduz-se no desenvolvimento de novos produtos. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo a análise do processo de desenvolvimento de novos produtos no setor avícola. A estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de casos múltiplos, o que permitiu um maior detalhamento e a possibilidade de análise comparativa dos resultados. Foram entrevistados ainda especialistas do setor para se obter uma visão externa das empresas a respeito do processo de inovação. Os resultados indicam que as organizações estudadas possuem processos de desenvolvimento de produtos muito semelhantes, sendo as principais etapas o monitoramento e a seleção das idéias, o processamento, o lançamento no mercado e a avaliação do mercado e do produto após o seu lançamento. Ainda foi possível perceber que o fator impulsionador do processo de desenvolvimento de novos produtos mais relevante nas empresas estudadas é a demanda de mercado. Foi possível identificar, ainda, que empresas adotam estratégias diferentes em relação aos produtos quando destinados para o mercado externo e para o mercado interno, diferenças estas evidenciadas durante todo o processo de pesquisa e ratificadas por todos os entrevistados. Para os produtos voltados ao mercado externo a estratégia é classificada como dependente, pois as empresas respondem ao que é solicitado pelos clientes, sem estudo ou planejamento prévio. Já para os produtos voltados ao mercado interno, a estratégia pode ser classificada como imitativa ou defensiva, visto que as empresas estudadas seguem os líderes de mercado, investindo em adaptações e adequações dos produtos.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:52:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 406123.pdf: 323884 bytes, checksum: 15265b94ed9b1f7b6a723c93115027b0 (MD5) Previous issue date: 2008-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16613/406123.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectESTRATÉGIApor
dc.subjectINOVAÇÕES TECNOLÓGICAS - ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESASpor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO DE PRODUTOSpor
dc.subjectALIMENTOS - INDÚSTRIA E COMÉRCIOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.titleAnálise do processo de desenvolvimento de novos produtos na indústria avícolapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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