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dc.creatorUgalde, Marise Mainieri de-
dc.contributor.advisor1Slongo, Luiz Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788229J8por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:51:55Z-
dc.date.available2006-11-06-
dc.date.issued2006-08-31-
dc.identifier.citationUGALDE, Marise Mainieri de. O papel das emoções no processo decisório de compra de imóveis por consumidores da terceira idade. 2006. 172 f. Dissertação (Mestrado em Administração e negócios) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5530-
dc.description.resumoAs variáveis emocionais envolvidas nos processos de compra vêm merecendo maior atenção por parte dos pesquisadores de marketing, uma vez que o completo entendimento acerca das influências que estas exercem sobre a tomada de decisão dos consumidores continua sendo um desafio, tanto para a esfera acadêmica, como para os gestores empresariais. A partir das evidências teóricas que demonstram que as emoções estão presentes nos mais variados contextos de consumo, este estudo procurou investigar a ocorrência das emoções positivas e negativas nas etapas do processo de aquisição de imóveis entre consumidores da terceira idade. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, envolvendo as emoções tranqüilidade, inveja, satisfação, insatisfação, preocupação, romantismo, vergonha, alegria, vibração, encantamento, depressão e surpresa, resultantes da replicação realizada no Brasil por Lobato (2002) da escala CES desenvolvida por Richins (1997). A análise de conteúdo das entrevistas proporcionou um conjunto de achados relevantes para a maior compreensão do papel das emoções na tomada de decisão de compra de alto envolvimento pelos consumidores maduros. As emoções encantamento, satisfação, surpresa e tranqüilidade foram manifestadas com maior ênfase pelos entrevistados, enquanto a vergonha e a inveja foram referidas como emoções reprováveis e inadequadas para este tipo de compra. No capítulo final, apresentam-se as implicações acadêmicas e gerenciais dos resultados obtidos, bem como as suas limitações e as novas possibilidades de pesquisa que surgiram com a realização deste estudo.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:51:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 384565.pdf: 1661071 bytes, checksum: ba2f87b7ebe1cf1613148df0dbebe66f (MD5) Previous issue date: 2006-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/16569/384565.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração, Contabilidade e Economiapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administração e Negóciospor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCONSUMIDORES - ASPECTOS PSICOLÓGICOSpor
dc.subjectIDOSOSpor
dc.subjectPROCESSO DECISÓRIOpor
dc.subjectEMOÇÕESpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpor
dc.titleO papel das emoções no processo decisório de compra de imóveis por consumidores da terceira idadepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Administração e Negócios

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