Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOrsoletta, Roni Antônio Dall-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770198P5por
dc.contributor.advisor1Prikladnicki, Rafael-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2007065934836962por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:50:03Z-
dc.date.available2013-07-19-
dc.date.issued2013-03-01-
dc.identifier.citationORSOLETTA, Roni Antônio Dall. Um modelo de referência para emulação de proximidade física no desenvolvimento distribuído de software. 2013. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/5227-
dc.description.resumoOs avanços tecnológicos verificados nos últimos anos permitiram às organizações que realizam o desenvolvimento de software de forma distribuída desenvolver maneiras de emular a proximidade física em tempo real entre os times dispersos geograficamente. O objetivo é oferecer a percepção de que estes se encontram em um mesmo ambiente de trabalho, se comunicando, colaborando e sendo coordenados de uma forma semelhante à realizada com equipes locais. A adoção de ferramentas, métodos e tecnologias com este propósito visa minimizar os desafios impostos pelas diferenças geográficas, temporais e culturais entre os times, como por exemplo, a coordenação de pessoas e projetos, colaboração para a realização de um trabalho em equipe, comunicação entre os envolvidos, gerência de riscos e a gestão do conhecimento, entre outros.Neste sentido, esta dissertação de mestrado tem como objetivo compreender de que forma a emulação de proximidade física está sendo utilizada por equipes distribuídas de desenvolvimento de software, incluindo vantagens, desvantagens e desafios. A partir desta avaliação é proposto um modelo de referência para a emulação de proximidade física entre equipes distribuídas que possuem sobreposição (overlap) de horários de trabalho. O principal método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso e a base empírica da pesquisa envolveu projetos de desenvolvimento de software que fazem uso da emulação de proximidade físicapor
dc.description.abstractTechnological advances verified in recent years have enabled organizations to simulate collocation in the context of distributed software development. The aim of simulating collocation is to give the perception that they are in the same workplace, communicating, collaborating and coordinating in a way similar to what they do with local teams. The adoption of tools, methods and technologies in this context helps to minimize the challenges verified by geographical, temporal and cultural differences between the distributed teams, such as for sample, people and project coordination, collaboration, communication among project members, risk management and knowledge management. This way, the purpose of this dissertation is to understand how real time simulated collocation is being used by distributed software development teams, including advantages, disadvantages and challenges. A reference model for real-time simulated collocation is proposed, specifically for those distributed teams that have overlapping of working hours. The research method used is case study and the empirical base involves software development projects that use real-time simulation collocation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:50:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 449498.pdf: 2090953 bytes, checksum: faabf1b54630dc71c67827db181e9111 (MD5) Previous issue date: 2013-03-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15425/449498.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informácapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectINFORMÁTICApor
dc.subjectENGENHARIA DE SOFTWAREpor
dc.subjectPROGRAMAÇÃO (COMPUTADORES)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.titleUm modelo de referência para emulação de proximidade física no desenvolvimento distribuído de softwarepor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
449498.pdfTexto Completo2,04 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.