Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/511
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodrigues, Daniele Rocha-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4233229Y0por
dc.contributor.advisor1Bellini, Maria Isabel Barros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708927D6por
dc.date.accessioned2015-04-14T13:20:24Z-
dc.date.available2012-03-22-
dc.date.issued2012-01-11-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Daniele Rocha. O dentro-fora dos muros da escola: a relação da escola pública com o adolescente e sua família. 2012. 131 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/511-
dc.description.resumoEstudo do tipo exploratório, abordagem qualitativa, orientado pelo Método Dialético Critico. Objetivo geral: Identificar limites e possibilidades de efetivação da Política Educacional a partir da relação estabelecida com os adolescentes e suas famílias no espaço da escola pública. A relação da escola pública com o adolescente e sua família está atravessada pelas relações sociais presentes na própria sociedade. Relações que sofreram e sofrem mudanças significativas ao longo dos tempos. As famílias de hoje já não são as mesmas de antigamente, as características dos adolescentes de hoje, bem como suas atitudes comportamentais, são resultado dessas tantas transformações da sociedade e da família. Vive-se uma realidade de intensa transformação, da super valorização do novo, do acesso veloz de informações, um mundo da descartabilidade de acordo com as mudanças globais. Nisso em rápido espaço de tempo os adolescentes são apanhados por culturas diferentes das suas, mas que impactam na sua, já que estão sempre atentos as novidades e dispostos a experimentar, suas características são de ousadia, de desafio. A escola precisa estar atenta a isso, conhecer as caracteristicas que moldam os adolescentes, suas realidades de vida, assim como ao que acontece do lado de fora de seus muros. A família de hoje já não consegue sozinha acompanhar a vida cotidiana de seus adolescentes, dessa forma necessita do apoio da escola, precisam estar unidas. Por sua vez, a escola vem abarcando a responsabilidade da educação e também do cuidado, mas precisa de vigilância e efetivação do que está preconizado na política educacional, precisa de mais investimentos, ampliação de recursos físicos e financeiros. Para acolher de forma integral seus alunos e suas famílias, se faz necessário que a política educacional e a escola adotem ações interdisciplinares e intersetoriais, já que um único profissional e uma única política não acolhe a integralidade de vida dos adolescentes e suas famílias na atualidade. Se faz necessário a inserção de profissionais como o assistente social na política de educação e na escola, profissional capaz de buscar essa articulação entre os demais setores e políticas sociais em beneficio da comunidade escolar, por uma educação pública de qualidade.por
dc.description.abstractExplorative study, a qualitative approach, guided by the Critical Dialectic Method. General Objective: To identify the limits and possibilities of realization of the Educational Policy from the relationship established with adolescents and their families within the public school. The relationship with the public school adolescents and their families is crossed by the present social relations in society itself. Relations have suffered and suffer significant changes over time. Today's families are no longer the same as before, the characteristics of today's teenagers and their behavioral attitudes are a result of these many changes in society and family. We live in a reality of intense transformation, the super-exploitation of the new, faster access to information, a world of disposability in line with global changes. In this fast-time teens are caught in their different cultures, but in its impact, since the news is always attentive and willing to try, its features are bold, and challenging. The school needs to be aware of this, knowing the characteristics that shape young people, their realities of life, as to what happens outside its walls. The family of today can not alone keep up with the daily lives of their teens, so needs the support of the school need to be united. In turn, the school is embracing the responsibility of education and also care, but needs monitoring and enforcement of what is recommended on educational policy, needs more investment, expansion of physical and financial resources. To receive in full their students and their families, it is necessary that educational policy and school adopt interdisciplinary and intersectoral actions, as a sole practitioner and a single policy does not take the whole of life of adolescents and their families today. It is necessary to enter the professional and social policy in education and in school, professional able to get the connections between other sectors and social policies to benefit the school community, for a quality public education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T13:20:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 437327.pdf: 1535165 bytes, checksum: dc581f2ebccf783b045058d7bb21fd57 (MD5) Previous issue date: 2012-01-11eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/6670/437327.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Serviço Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Serviço Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSERVIÇO SOCIALpor
dc.subjectPOLÍTICA EDUCACIONALpor
dc.subjectESCOLAS PÚBLICASpor
dc.subjectADOLESCENTES - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectFAMÍLIA - ASSISTÊNCIA SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALpor
dc.titleO dentro-fora dos muros da escola: a relação da escola pública com o adolescente e sua famíliapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
437327.pdfTexto Completo1,5 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.