Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4739
Document type: Dissertação
Title: O instituto do estágio de caráter não obrigatório sob a ótica da teoria de Pierre Bordieu : um campo de luta para além do fazer e o saber
Author: Corrêa, Newton Sérgio Piantá 
Advisor: Sobottka, Emil Albert
Abstract (native): Tendo em vista a complexa configuração de agentes sociais que, direta ou indiretamente, compõem o Instituto dos Estágios não obrigatórios no Estado do Rio Grande do Sul, a qual envolve estudantes, empresas, instituições de ensino e agentes de integração de estágios, a presente dissertação, por meio de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório e tendo como base a Teoria Sociológica de Pierre Bourdieu, possui como objetivo central examinar a dinâmica social que sustenta o programa, sobremodo quanto à forma de organização e à influência que os diversos agentes de integração de estágios exercem sobre ele. Considerando, ainda, as alterações trazidas pela última legislação aos estágios não obrigatórios, a qual procurava resgatar seus propósitos pedagógicos e humanizar as relações entre estagiários e empresas, o segundo foco deste estudo recai sobre as possíveis consequências advindas desta legislação para o programa.
Abstract (english): Having in view the complex configuration of the social agents that, either direct or indirectly, make up the non-mandatory Institution of the On-the job-trainings in the State of Rio Grande do Sul, which involves students, companies, schools, and on-the-job training integration agents, this dissertation, by means of an exploratory qualitative researching, based on the Sociological Theory of Pierre Bourdieu, has the central target of examining the social dynamics that supports the program, mainly considering the way of organization and the influence that the several on-the-job-training agents exert on it. Considering, furthermore, the changes caused by the recent legislation on the non-mandatory on-the-job training, which has tried to bring back its pedagogical purposes and to humanize the relations between trainees and firms, the second focusing of this paper approaches the possible consequences resulting from such legislation for the program.
Keywords: BOURDIEU, PIERRE - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO
ESTÁGIO CURRICULAR
ENSINO SUPERIOR - ESTÁGIOS
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
MERCADO DE TRABALHO - BRASIL
CNPQ Knowledge Areas: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
Country: BR
Publisher: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Institution Acronym: PUCRS
Department: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Access type: Acesso Aberto
URI: http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4739
Issue Date: 30-Sep-2014
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
463169.pdfTexto Completo1.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.