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dc.creatorMeneghetti, Sylvia Bojunga-
dc.contributor.advisor1Sobottka, Emil Albert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798749U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:46:12Z-
dc.date.available2013-05-24-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4716-
dc.description.resumoOs processos de trabalho, os padrões de emprego e a formação dos trabalhadores transformaram-se radicalmente em escala global. Nesse cenário de mudanças, o presente estudo de caso analisa o modelo de educação profissional em ambiente corporativo implantado no Brasil pelo Projeto Pescar. Desenvolvido por empresas, instituições públicas e da sociedade civil, sob coordenação de uma entidade privada sem fins lucrativos, o Projeto Pescar opera em sistema de rede e destina-se a jovens considerados em situação de vulnerabilidade social. A partir das noções de flexibilidade e de resiliência, tanto dos indivíduos quanto das organizações, examinam-se questões relativas ao mundo do trabalho e aos processos de modernização, referenciadas em Sennett (2006; 2010); Antunes (2005; 2010); Offe (1989); Braverman (1987); Harvey (1998); Giddens, Beck e Lasch (1997) e Baumann (2001), entre outros autores. A análise das relações indivíduo/sociedade, cultura/identidade, dos jogos de poder e dos contextos de ação apoia-se em Bourdieu (2010); Elias (1994); Friedberg (1995) e Cuche (2002). Após investigar antecedentes históricos, marcos de inflexão, formas de operação e de relacionamento dos atores sociais do Projeto Pescar desde sua criação, em 1976, até 2012, discutem-se os conceitos de juventude/juventudes e a condição de vulnerabilidade social dos jovens, relacionando-os às entrevistas conduzidas como narrativas biográficas.Conclui-se que programas de educação profissional desenvolvidos no meio corporativo favorecem a formação dos jovens para a vida e facilitam seu ingresso no mercado de trabalho. Essas ações, porém, são paliativas. Dada a dimensão do desafio brasileiro, para operar mudanças essenciais na base da educação profissional, é necessária a convergência de ações de governos, empresas e sociedade civil em um mesmo sistema. Embora já existam os mecanismos legais para tanto, sugere-se criar conexões mais efetivas entre escolas públicas, universidades, empresas, instituições do Sistema S e centros tecnológicos para tornar a formação técnica de nível médio mais atraente e mais adequada às juventudes do século XXI.por
dc.description.abstractOnce labor processes, work patterns and workers educational skills have changed radically in a global scale, the present case study analyses the professional education model used for the corporate milieu and applied in Brazil by the Projeto Pescar. Developed by private companies, public institutions and civil society entities under the coordination of a private non-profit organization, the Projeto Pescar professional educational model operates through a network system aiming to include socially vulnerable youngsters. As a starting point, the notions of flexibility and resilience are taken referring both to individuals and organizations. The problems concerning the labor world and the modernization processes are referenced on the works of Sennett (2006; 2010); Offe (1989); Antunes (2005; 2010); Braverman (1987); Harvey (1998); Giddens, Beck and Lasch (1997) and Baumann (2001), among other authors. The analysis of the relations between individual/society, culture/identity, the power games and the action contexts is based on Bourdieu (2010); Elias (1994); Friedberg (1995) and Cuche (2002). After investigating Projeto Pescar s historical background, turning points, operational forms and relationship with the social actors from its creation in 1976 up to 2012, the concepts of youth/youths and the social vulnerability aspects of the youngsters are discussed and related to interviews conducted as biographical narratives.In conclusion, it is stated that the professional education projects undertaken by private institutions favor the youngsters preparation for life and do facilitate their access to the corporate environment. These actions, however, are merely palliatives. Considering the dimension of the Brazilian challenge, in order to operate essential changes in the basis of the professional education it is necessary that governmental, private and civil society actions converge into a system. Even though the legal framework for this system already exists, this study suggests the need to create more effective connections amongst public schools, universities, companies, the S System institutions and technological centers to turn the technical education in the secondary level more attractive and more adequate to the youths of the XXI centuryeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:46:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 448246.pdf: 1465993 bytes, checksum: c2964126bdf0be8b8b1e06fc48e5e3f4 (MD5) Previous issue date: 2013-03-27eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15223/448246.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃO PROFISSIONALpor
dc.subjectENSINO PROFISSIONALIZANTEpor
dc.subjectADOLESCENTES E SOCIEDADE - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectTRABALHO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleEducação profissional na era da flexibilidade : estudo de caso do Projeto Pescarpor
dc.typeDissertaçãopor
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