Share record |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4689
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Zardenunes, Sônia Aparecida | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596996E5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Jungblut, Airton Luiz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701544J7 | por |
dc.date.accessioned | 2015-04-14T14:46:05Z | - |
dc.date.available | 2011-06-10 | - |
dc.date.issued | 2011-03-31 | - |
dc.identifier.uri | http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4689 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, de cunho antropológico, se desenvolveu a partir da identificação de um grupo pertencente à classe popular dedicado à realização de um curso de pós-graduação em Educação Popular. A etnografia realizada teve como objetivo o entendimento, a partir da análise de trajetórias de vida, sobre os valores, crenças e experiências que levaram os indivíduos deste grupo a empenharem-se no campo da educação. Utilizou-se como técnica de pesquisa a Observação Participante com o grupo, em sala de aula, e entrevistas, realizadas individualmente, com quatro desses alunos. As noções êmicas de "Educação Popular" emitidas pelos pesquisados foram acessadas enquanto possibilidade de elucidação dos processos de busca de empoderamento social por eles vividos. Conceitos tais como projeto e agência foram, também, utilizados como instrumentos analíticos para jogar luz sobre os caminhos percorridos por esses agentes em suas construções, individuais e coletivas, assim como para promover um diálogo entre suas percepções e o que se constituía plausível depreender, a partir da análise de suas práticas e realizações | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-14T14:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431893.pdf: 879695 bytes, checksum: 4726c29e1e705623ac2818d645eeca4d (MD5) Previous issue date: 2011-03-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15019/431893.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul | por |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUCRS | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | CIÊNCIAS SOCIAIS | por |
dc.subject | ANTROPOLOGIA | por |
dc.subject | ETNOGRAFIA | por |
dc.subject | EDUCAÇÃO POPULAR | por |
dc.subject | INCLUSÃO SOCIAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS | por |
dc.title | Esperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegre | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
431893.pdf | Texto Completo | 859.08 kB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.