Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4689
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorZardenunes, Sônia Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4596996E5por
dc.contributor.advisor1Jungblut, Airton Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701544J7por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:46:05Z-
dc.date.available2011-06-10-
dc.date.issued2011-03-31-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4689-
dc.description.resumoA presente pesquisa, de cunho antropológico, se desenvolveu a partir da identificação de um grupo pertencente à classe popular dedicado à realização de um curso de pós-graduação em Educação Popular. A etnografia realizada teve como objetivo o entendimento, a partir da análise de trajetórias de vida, sobre os valores, crenças e experiências que levaram os indivíduos deste grupo a empenharem-se no campo da educação. Utilizou-se como técnica de pesquisa a Observação Participante com o grupo, em sala de aula, e entrevistas, realizadas individualmente, com quatro desses alunos. As noções êmicas de "Educação Popular" emitidas pelos pesquisados foram acessadas enquanto possibilidade de elucidação dos processos de busca de empoderamento social por eles vividos. Conceitos tais como projeto e agência foram, também, utilizados como instrumentos analíticos para jogar luz sobre os caminhos percorridos por esses agentes em suas construções, individuais e coletivas, assim como para promover um diálogo entre suas percepções e o que se constituía plausível depreender, a partir da análise de suas práticas e realizaçõespor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431893.pdf: 879695 bytes, checksum: 4726c29e1e705623ac2818d645eeca4d (MD5) Previous issue date: 2011-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15019/431893.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIAS SOCIAISpor
dc.subjectANTROPOLOGIApor
dc.subjectETNOGRAFIApor
dc.subjectEDUCAÇÃO POPULARpor
dc.subjectINCLUSÃO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleEsperança e Projeto: um estudo etnográfico sobre trajetórias individuais e educação popular em Porto Alegrepor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
431893.pdfTexto Completo859.08 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.