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dc.creatorVicente, Décio Soares-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260093U6por
dc.contributor.advisor1Müller, Lúcia Helena Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790899H6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:46:05Z-
dc.date.available2011-06-07-
dc.date.issued2011-03-30-
dc.identifier.citationVICENTE, Décio Soares. Mercados verdes : etnografia do pensamento sustentável. 2011. 247 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4688-
dc.description.resumoPodemos caracterizar diferentes tipos de mobilizações da sociedade em prol da natureza em cada momento da história, desde representações mais filosóficas até decisões voltadas para políticas públicas. Entretanto, a atual discussão sobre os problemas ocasionados aos ecossistemas tem se configurado também em novas formas de atuação que envolve o campo econômico. Os diferentes mercados passam a ser incluídos como espaços de possibilidades de proteção ambiental, o que provoca mudanças perceptíveis, pela adoção da noção que vem sendo denominada como desenvolvimento sustentável e pela criação de tentativas para descarbonizar as atividades produtivas (neutralização do CO2). Mas esta nova forma de preservação ambiental só vem sendo possível e legitimada a partir da participação de movimentos ambientalistas, o que causa estranheza, já que estes movimentos buscaram distanciamento da lógica de mercado em outros momentos. A partir de uma abordagem etnográfica do pensamento moderno, realizada em revistas de circulação nacional, que tratam da emergência e das possibilidades do desenvolvimento sustentável, este estudo tem o objetivo de compreender como o pensamento voltado para sustentabilidade constrói a ideia do mercado associado à proteção ambiental. Através desse estudo foi possível identificar a multiplicidade de formas de pensamento, que redefinem fronteiras e/ou intersecções entre natureza e cultura, entre sociedade e economia.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:46:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431824.pdf: 9562340 bytes, checksum: ee961ddd6f5e3cfa7b05a4ca3800d002 (MD5) Previous issue date: 2011-03-30eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15185/431824.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCIÊNCIAS SOCIAISpor
dc.subjectANTROPOLOGIA ECONÔMICApor
dc.subjectSOCIEDADE - ASPECTOS ECONÔMICOSpor
dc.subjectDESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVELpor
dc.subjectETNOGRAFIApor
dc.subjectMERCADOpor
dc.subjectPROTEÇÃO AMBIENTALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleMercados verdes : etnografia do pensamento sustentávelpor
dc.typeDissertaçãopor
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