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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMendes, Fernanda Brasil-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421334H6por
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Fernanda Bittencourt-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728243P6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:46:04Z-
dc.date.available2011-05-31-
dc.date.issued2011-04-07-
dc.identifier.citationMENDES, Fernanda Brasil. Um "grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil. 2011. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4686-
dc.description.resumoA presente dissertação é um estudo de caso. Com este, busco identificar e analisar formas de participação e sociabilidade de jovens integrantes de um grêmio estudantil de uma grande cidade. Tenho como objetivo demonstrar quem são esses jovens que valorizam o ingresso em uma organização política dentro do ambiente escolar e qual o significado que atribuem a essa participação. A pesquisa orienta-se pelas seguintes questões: quais ideias e valores fundamentais que constituem o discurso dos membros da direção do grêmio sobre si mesmos? Que sentido atribuem à participação no movimento estudantil e como se dá esta participação no cotidiano? Como classificam estudantes que não participam do grêmio e que estratégias de aproximação são utilizadas? O trabalho de campo foi realizado no grêmio estudantil da Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Parobé, localizado na cidade de Porto Alegre, no período compreendido entre maio de 2009 e dezembro de 2010. Primeiramente, foram realizadas observações e entrevistas com os dirigentes do grêmio e alguns frequentadores.Num segundo momento, foram realizadas entrevistas a partir de perguntas semiestruturadas com jovens que não participam da agremiação. Abordo nesta pesquisa as relações entre a direção do grêmio e os demais jovens da escola que caracterizo como frequentadores do GEPA, voluntários, chapas de oposição e não frequentadores. Concluo que a convivência nesse espaço contribui para a aprendizagem de formas mais cooperativas de comportamento, desenvolvendo sentimentos de responsabilidade e compromisso. Apesar do empenho dos dirigentes dessa agremiação em tentar romper com as imagens estereotipadas de jovens alienados e egoístas, minha pesquisa demonstra que suas outras ocupações e obrigações em muito dificultam a continuidade do engajamento no grêmio estudantil e a participação fica subordinada à vida profissional.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:46:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 431592.pdf: 617234 bytes, checksum: 18a05f2d65e291a7f0066a3614e9551c (MD5) Previous issue date: 2011-04-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15132/431592.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSOCIALIZAÇÃOpor
dc.subjectJUVENTUDEpor
dc.subjectIDENTIDADE SOCIALpor
dc.subjectPARTICIPAÇÃO POLÍTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleUm"grêmio estudantil mais politizado : formas de engajamento e construção identitária em um grêmio estudantil" 4718,"Niklas Luhmann e a teoria social sistêmica : um ensaio sobre a possibilidade de sua contribuição às políticas sociais, exemplificada no fenômeno rualização Porto Alegre 2006" 4731,"Exclusivamente feminino : materialização cotidiana do gênero por"garotas de programa"por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

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