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dc.creatorBrackmann, Marta Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/570299799355504por
dc.contributor.advisor1Mallmann, Maria Izabel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792692A7por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:46:01Z-
dc.date.available2010-09-16-
dc.date.issued2010-05-28-
dc.identifier.citationBRACKMANN, Marta Maria. Internacionalização da educação superior e política externa brasileira : estudo da criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). 2010. 270 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4675-
dc.description.resumoEssa dissertação se propõe a analisar a criação da Universidade Federal da Integração Latino- Americana (Unila) - situada em Foz do Iguaçu, na tríplice fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, criada em 12 de dezembro de 2007 através do Projeto de Lei nº 2.878/08 - em relação à política externa brasileira, especialmente tendo em vista o processo de integração regional incentivado pelo Brasil a partir dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Nessa perspectiva, tem como objetivo principal averiguar a potencial contribuição da internacionalização da educação, através da criação da Unila, para o desenvolvimento dos mecanismos processuais necessários para a geração das condições básicas para a integração regional. Considerase que o êxito dos processos de integração regional depende da existência de determinadas condições as quais são geradas a partir de certos mecanismos, conforme apontado por Joseph Nye. Para tanto, a investigação fundamenta-se em duas áreas do conhecimento: Ciências Sociais e Educação. Nas Ciências Sociais, fundamenta-se nas teorias liberal e realista das relações internacionais, bem como nas teorias da cooperação e da integração. Na Educação, fundamenta-se nos modelos de Internacionalização da Educação Superior bem como nos modelos de Instituições de Ensino Superior. Em referência aos aspectos metodológicos, esta é uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, que envolve fontes primárias e secundárias. A investigação nos permite concluir que a Unila é um modelo inovador de Universidade e que a internacionalização da educação superior, via sua criação, tem potencial para contribuir para o alcance dos objetivos da política externa brasileira referente à integração regional, embora, por si só, ela não garanta o sucesso da integração.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:46:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 425439.pdf: 8597732 bytes, checksum: cb855a755ffe3f6618bfa062a6e8e7f7 (MD5) Previous issue date: 2010-05-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15140/425439.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEDUCAÇÃOpor
dc.subjectENSINO SUPERIORpor
dc.subjectPOLÍTICA EXTERNA - BRASILpor
dc.subjectRELAÇÕES INTERNACIONAISpor
dc.subjectINTEGRAÇÃO REGIONALpor
dc.subjectUNILApor
dc.subjectUNIVERSIDADES - AMÉRICA LATINApor
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISpor
dc.titleInternacionalização da educação superior e política externa brasileira : estudo da criação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)por
dc.typeDissertaçãopor
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