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dc.creatorCruz, Carmem Lucia Castro da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778541P8por
dc.contributor.advisor1Sobottka, Emil Albert-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798749U5por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:45:59Z-
dc.date.available2009-09-11-
dc.date.issued2008-08-29-
dc.identifier.citationCRUZ, Carmem Lucia Castro da. Universidades ou empresas? : a identidade das universidades confessionais frente à competitividade global na sociedade contemporânea. 2008. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4663-
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é oferecer elementos para uma compreensão crítica das mudanças sofridas pelo ensino superior no Brasil, principalmente no período iniciado no ano de 1990, determinada por inúmeros fatores: econômicos, políticos e sociais. Fatores esses que são imanentes ao crescimento da própria sociedade brasileira, em sua forma particular e diferenciada de desenvolvimento capitalista, subordinada sempre às determinações do grande capital internacional. Ao analisar este tema, sob a ótica desses fatores, o presente trabalho busca investigar o impacto ocasionado pelas mudanças (exigências) de mercado na sociedade contemporânea, na identidade das universidades confessionais com o advento do acelerado processo de mercantilização do conhecimento. Com isso, o objetivo geral, então, é analisar o contraponto entre universidades confessionais estudante - formação humana e empresas cliente - formação profissional. Para dar conta desses objetivos, a abordagem da dissertação irá consistir numa perspectiva dialética, fundada numa teoria de conflito que identifica uma interação entre estrutura e agente, num contexto de disputas e negociação, onde, através de uma análise comparativa entre a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul PUCRS e a Universidade Estácio de Sá UNESA (Estácio Participações), serão analisadas as características que diferenciam as universidades confessionais das mercantis.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:45:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 416479.pdf: 2232371 bytes, checksum: edf19d693fee81516f65b0c4ab4f9de5 (MD5) Previous issue date: 2008-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15157/416479.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUNIVERSIDADES CONFESSIONAISpor
dc.subjectENSINO SUPERIOR - BRASILpor
dc.subjectCOMPETITIVIDADEpor
dc.subjectEMPRESA MODERNApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleUniversidades ou empresas? : a identidade das universidades confessionais frente à competitividade global na sociedade contemporâneapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

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