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dc.creatorSehbe Neto, Kalil-
dc.contributor.advisor1Dias, Marcia Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798408A3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:45:53Z-
dc.date.available2008-04-23-
dc.date.issued2008-03-19-
dc.identifier.citationSEHBE NETO, Kalil. O marketing eleitoral e a decisão do voto : a percepção dos partidos políticos no Rio Grande do Sul. 2008. 133 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4642-
dc.description.resumoNesta dissertação procurou-se analisar a visão dos partidos políticos sobre a influência do marketing eleitoral na decisão do voto pelo cidadão. Para tanto, optou-se por ouvir os presidentes das dez siglas representadas na Assembléia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. Examinaram-se conceitos e definições de palavras-chave, relacionando-os aos dados colhidos. Desta forma, desenvolveu-se um instrumental dialógico, a partir do qual surgiram entendimentos e considerações. Apresentaram-se aspectos teóricos sobre marketing, marketing político, marketing eleitoral, comportamento do eleitor e legislação eleitoral. Julgou-se importante discorrer sobre os contextos de aplicação das ferramentas de marketing com fins políticos e, mais especificamente, eleitorais nos contextos mundial e brasileiro sem, no entanto, deixar de abordar algumas ressalvas e resistências a sua utilização no processo. A partir daí, realizou-se a análise das considerações constatadas na investigação de campo, que buscou destacar o entendimento dos líderes partidários sobre marketing eleitoral, a visão dos partidos acerca do eleitor e as contribuições dos partidos políticos para a eleição dos seus candidatos. Estudaram-se as restrições e articulações entre as áreas e constatou-se uma sensível perda de influência dos partidos políticos, redundando na individualização da tomada de decisões por parte dos eleitores.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:45:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 400465.pdf: 733646 bytes, checksum: a9faf2123130ea6ba339ae871a772f6b (MD5) Previous issue date: 2008-03-19eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15085/400465.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia e Ciências Humanaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMARKETING POLÍTICOpor
dc.subjectELEIÇÕES - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subjectPOLÍTICApor
dc.subjectPARTIDOS POLÍTICOS - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleO marketing eleitoral e a decisão do voto : a percepção dos partidos políticos no Rio Grande do Sulpor
dc.typeDissertaçãopor
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