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dc.creatorSoster, Ana Regina de Moraes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757341P3por
dc.contributor.advisor1Scroferneker, Cleusa Maria Andrade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4702338J6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:20Z-
dc.date.available2007-11-14-
dc.date.issued2007-10-04-
dc.identifier.citationSOSTER, Ana Regina de Moraes. A complexidade comunicacional nos espaços de relação do Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre : um estudo de caso. 2007. 316 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4631-
dc.description.resumoO surgimento e, expansão do urbano vincula-se a um conjunto de relações socioeconômicas e culturais em diferentes espaços ao longo do tempo. Nesse contexto os fluxos populacionais, econômicos e tecnológicos, entre outros, organizaram e (re)organizaram estes espaços fazendo surgir novos processos e formas. Dessa maneira, os Shopping Centers de modo geral e o Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre, em particular, representa a (re)organização espacial, polarização capaz de ir além da condição de "elo entre as partes". Estes espaços de aglomeração e de diversidade quando considerados na sua complexidade favorecem a compreensão dos processos comunicacionais neles existentes. Inserido neste olhar, o Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre é constituído por um conjunto de espaços de relação os quais se comunicam com o público freqüentador simultaneamente articulando o fragmentado e fragmentando o aparentemente articulado. Assim como a cidade de Porto Alegre, o Shopping Center Iguatemi tem (re)organizado não só o seu entorno mas também seu intra-muros, através dos seus espaços comunicacionais buscando responder às interações global/local. Articulando os conceitos de Maior, Mix, Moda, Estilo, Atitude, Movimento e Bem- Estar, o Shopping Center Iguatemi tem construído há mais de vinte anos uma história que se confunde com a própria cidade de Porto Alegre, na construção de uma identificação, indo além de uma lovemark. Para ampliar nossas possibilidades de compreensão, estabelecemos sete espaços comunicacionais, a saber, Saúde e Bem-Estar, a Praça do Relógio, a Rua de Serviços, o Gourmet Center, o Nacional 24 horas e, as Lojas Renner. Apoiados pelo Paradigma da Complexidade realizamos em nossa pesquisa um levantamento da bibliografia e dos sites e um trabalho de campo que além das observações in loco dos espaços citados e do Shopping como um todo, incluiu entrevistas com pessoas diretamente envolvidas com o Shopping Center Iguatemi ou com a (re)organização espacial da cidade de Porto Alegre. Também foram aplicados questionários aos freqüentadores do Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre, cujas respostas tiveram um tratamento qualitativo, contribuindo de modo significativo para a compreensão das percepções dos respondentes em relação aos espaços de relação e ao Shopping como um todo. Ao final deste trabalho consideramos que o Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre, através dos seus espaços comunicacionais se constitui para muitos dos questionados, não só como parte da cidade de Porto Alegre, mas, a própria cidade de Porto Alegrepor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 396424.pdf: 3094686 bytes, checksum: 284c56ebdaf798059e336e7da3654ae1 (MD5) Previous issue date: 2007-10-04eng
dc.formatapplication/pdfpor
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dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17576/000396424-Texto%2bCompleto%2bApendices%2be%2bAnexos-1.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectSHOPPING CENTERSpor
dc.subjectESPAÇOS URBANOSpor
dc.subjectCOMPLEXIDADEpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleA complexidade comunicacional nos espaços de relação do Shopping Center Iguatemi de Porto Alegre : um estudo de casopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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