Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4630
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRosa, Letícia Gomes da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162395T4por
dc.contributor.advisor1Gutfreind, Cristiane Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761795H9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:20Z-
dc.date.available2007-10-04-
dc.date.issued2007-08-28-
dc.identifier.citationROSA, Letícia Gomes da. Dos contos de fadas aos desenhos animados : a comunicação através do processo cíclico das narrativas. 2007. 142 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4630-
dc.description.resumoO presente trabalho procura compreender a ciclicidade das narrativas dos desenhos animados sob o enfoque do imaginário simbólico que constrói enredos, que contemplam o dualismo e a figura do herói, tendo como exemplo os desenhos do Pato Donald, de Walt Disney e Bob Esponja Calça Quadrada, da Nickelodeon. Como requisito básico para esta análise, entende-se que os objetos de pesquisa apresentam o simbólico "diagnosticado" por Gilbert Durand, na obra As estruturas antropológicas do imaginário. O principal pressuposto desta pesquisa refere-se à ciclicidade dos desenhos animados, em momentos históricos diferentes e por isso ela é dividida em três partes. A primeira aborda a história dos desenhos animados, a fim de compreender o contexto histórico e cultural da época em que os desenhos observados foram criados. A segunda é dedicada aos aspectos teóricos que norteiam este trabalho e estabelecem aquilo que entendemos por ciclicidade e imaginário. E a terceira é voltada para a análise de quatro episódios, a fim de relacionarmos o simbólico preestabelecido e as narrativas dos desenhos animados. Neste trabalho a narrativa fílmica é compreendida como a articulação entre o conteúdo e os seus componentes expressivos, assim como também é a formadora da história, dando razão para a sua existência, conforme Francis Vanoye e Gérard Genette. Este é o enfoque que trouxe o aporte para a análise fílmica, que demonstrou que a ciclicidade pressuposta ficou distante dos parâmetros preestabelecidos, mas próxima da relação da moral, com os aspectos sociais encontrados nos diferentes momentos da história humanapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 395119.pdf: 898289 bytes, checksum: 7d533412a1a77bea9ca6431c128f0fca (MD5) Previous issue date: 2007-08-28eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14820/395119.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCINEMApor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E IMAGINÁRIOpor
dc.subjectDESENHO ANIMADOpor
dc.subjectLINGUAGEM CINEMATOGRÁFICApor
dc.subjectNARRATIVApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleDos contos de fadas aos desenhos animados : a comunicação através do processo cíclico das narrativaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
395119.pdfTexto Completo877,24 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.