Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaldas, Paulo Cirne de-
dc.contributor.advisor1Rüdiger, Francisco Ricardo-
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:19Z-
dc.date.available2007-10-01-
dc.date.issued2007-04-03-
dc.identifier.citationCALDAS, Paulo Cirne de. Da contestação ao consumismo : a trajetória da cultura jovem nas páginas da revista Veja (1968/2006). 2007. 464 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4626-
dc.description.resumoNesta tese, tencionamos pensar como a revista Veja trata a questão da juventude durante sua história. A partir de um registro historiográfico, nós queremos saber como os jovens são chamados nesta revista. Nós resgatamos a história da juventude em Veja. Com os textos selecionados para a análise, a tese toma a produção jornalística como uma referência para verificar como Veja se apropria da cultura jovem. O corpus da tese é formado por 99 textos, de outubro de 1968 a dezembro de 2006. Também analisamos as três edições especiais de Veja sobre a juventude brasileira. Este trabalho resulta de um estudo baseado em pesquisa histórica, que visa examinar e discutir criticamente como esta revista mediou a construção dos estilos de vida da juventude no Brasil. Concluímos que o jovem em Veja está moldado de acordo com o modelo de integração exigido pela sociedade de consumo. Neste modelo, eles são vistos como um grupo social que pode comprar e sustentar o visual que eles desejam, com nenhuma referência aos grupos do risco que os cercam. Entretanto, Veja fala também sobre os grupos da juventude de baixa renda, contrapondo-os ao seu ideal de sujeito: a juventude consumista da classe média. Suas páginas comemoram os estilos de vida da juventude que refletem a beleza, poder e riqueza. A moral torna-se um fenômeno de mercadopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 390665 - Anexo A.pdf: 14939225 bytes, checksum: 9b1a2fb22185f2656907ac93f946c20d (MD5) Previous issue date: 2007-04-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/15000/390665%20-%20Anexo%20A.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17580/390665%20-%20Volume%20I.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/17582/390665%20-%20Volume%20II.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMÍDIAVEJA (REVISTA) - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectJUVENTUDE - CULTURApor
dc.subjectCONSUMISMOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleDa contestação ao consumismo : a trajetória da cultura jovem nas páginas da revista Veja (1968/2006)por
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
390665 - Volume I.pdfTexto Completo - Volume I14.59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
390665 - Volume II.pdfTexto Completo - Volume II25.05 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.