Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4603
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorStrelow, Patrícia Hammes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4988650A7por
dc.contributor.advisor1Ramos, Roberto José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783636T3por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:10Z-
dc.date.available2015-03-10-
dc.date.issued2015-01-13-
dc.identifier.citationSTRELOW, Patrícia Hammes. Comunicação, relações e culturas : as assessorias de imprensa no tecer complexo das organizações públicas. 2015. 169 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4603-
dc.description.resumoA Era da Informação modificou a forma como o homem se relaciona e impactou profundamente as organizações do século XXI. Vivemos em um mundo conectado em rede pelas tecnologias digitais, no qual aspectos subjetivos sobrepõem-se a bens materiais um cenário cuja compreensão demanda um olhar complexo. Neste estudo, propomos uma análise dos processos de produção das políticas de Comunicação das organizações públicas a partir de um referencial teórico fundamentado em autores que entendem as organizações como um produto das relações entre os sujeitos, ou seja, como uma realidade fundamentalmente cultural, construída através das interações viabilizadas pela Comunicação. Com as lentes do Paradigma Complexo, de Edgar Morin, analisamos como a Cultura é influenciada e influencia a construção das políticas de Comunicação Organizacional empregadas pelas assessorias de imprensa, de que forma as práticas das assessorias de imprensa estão alinhadas à concepção contemporânea de Planejamento Estratégico Integrado e de que maneira a dimensão humana das organizações insere-se no processo de construção destas políticas. O estudo foca-se na Assessoria de Imprensa, mas expande-se para a Assessoria de Comunicação e para sua relação com a Organização porque entende que as partes são indissociáveis do todo. A pesquisa de campo é realizada por meio de entrevistas em profundidade com profissionais de Comunicação de duas autarquias do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A Análise de Conteúdo, de Laurence Bardin, é a técnica através da qual buscamos compreender e explicar o processo de produção das políticas comunicacionais pelos assessores de imprensa.por
dc.description.abstractThe Information Age has modified the way the man creates relationships and has deeply impacted the organizations in the 21st Century. We live in a world connected by digital technology networks in which subjective values are superimposed to material assets a scenario that demands a complex look to be understood. In this study we present an analysis of the production process of Communication inside the public organizations, starting from a theoretical background supported by authors who understand the Organization as a product of the relationships between the subjects, namely, as a fundamentally culture reality construed through the interactions made possible by Communication. Through the lenses of the Complexity Paradigm, by Edgar Morin, we analyze how Culture is influenced and also influences the construction of policies of Organizational Communication set forth by Press Officers, the way in which the practices of the press officers are aligned with the contemporary concept of Integrated Strategic Planning, and how the human dimension of the Organization is inserted into the process for the construction of said policies. This study focus on the Press Officer but expands over the Communication Office and its relationship with the Organization, since it is understood that the parts are intrinsic to the whole. A field research is performed through in-depth interviews with professionals in the Communication area into autarchies in the Government of Rio Grande do Sul. The Analysis of Content, by Laurence Bardin, is the technique through which we seek to understand and explain the process of production of communication policies by the press officers.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 466162.pdf: 1280802 bytes, checksum: 6cddaebc0998606afa22290a890d3422 (MD5) Previous issue date: 2015-01-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14952/466162.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectASSESSORIA DE IMPRENSApor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - RIO GRANDE DO SULpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação, relações e culturas : as assessorias de imprensa no tecer complexo das organizações públicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
466162.pdfTexto Completo1,25 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.