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dc.creatorRosa, Guilherme Carvalho da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550805H6por
dc.contributor.advisor1Haussen, Doris Fagundes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783274E2por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:08Z-
dc.date.available2014-11-28-
dc.date.issued2014-11-14-
dc.identifier.citationROSA, Guilherme Carvalho da. Televisão e sociabilidade : os pequenos estabelecimentos comerciais de Pelotas/RS. 2014. 209 f. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4595-
dc.description.resumoA presente pesquisa visa compreender a participação da televisão na sociabilidade entre frequentadores, funcionários e proprietários de pequenos estabelecimentos comerciais de Pelotas/RS. A investigação, de caráter qualitativo e empírico, foi realizada em dois comércios populares da área de alimentação, um restaurante e um bar situados na zona central da cidade. Dentre os interesses, definimos, em um primeiro momento, a observação e a descrição do uso da televisão a partir dos lugares e da sociabilidade que ocorre nos estabelecimentos. Com relação à interpretação, posteriormente, o interesse foi dirigido aos sentidos atribuídos à sociabilidade. Finalmente, a investigação procurou mapear os momentos onde a televisão participou da sociabilidade dentro da perspectiva teórica adotada, de forma particular o modelo das mediações de Jesús Martín-Barbero, a noção de habitus a partir de Pierre Bourdieu e a aplicação desta categoria ao contexto da modernidade periférica por meio de Jessé Souza. Dentro do enquadramento teórico-metodológico, a pesquisa foi realizada com a combinação de duas técnicas: a observação/participação do pesquisador, como frequentador, nos lugares estudados e a realização de entrevistas com informantes enquadrados nos três papéis sociais definidos; proprietários, funcionários e frequentadores. Como apontamento final, foi possível perceber a preponderância da televisão para os pequenos comércios como decisiva a partir de sua potência na dinâmica das sociabilidades. Também, a interpretação de que a sociabilidade em relação com a televisão necessita considerar o atravessamento das disposições da classe social que operam diretamente sobre a compreensão de limites para esta forma social, tendo como ponto de partida sua definição em Georg Simmel.por
dc.description.abstractThis research aims to comprehend the role of television in sociability between customers, employees and owners of small business in Pelotas, in the state of Rio Grande do Sul (Brazil). This empirical qualitative research was conducted in two popular food business establishments, a restaurant and a bar, all located in downtown. The first concern was to watch and describe the use of television in each of the chosen places and the sociability that occurs in all of them. Later, for interpretation purposes, the concern was defined in the meanings assigned to the sociability. Finally, the research sought to map the moments when the television participated in the place s sociability considering the theoretical perspective adopted, particularly the mediation model by Jesús Martín-Barbero, the idea of habitus by Pierre Bourdieu and the application of this category to the context of peripheral modernity by Jessé Souza. Within the theoretical and methodological framework, the research was conducted with the combination of two techniques:! observation/participation of the researcher, as a customer, and interviews with informers from the three social roles considered for this research; the owners, the employees and the customers. As a final consideration, it was possible to notice the preponderance of television for small business as decisive , considering its potency in the dynamics of sociability. It was also possible to notice the idea that the sociability related to the television needs to consider the crossing of social class dispositions that operate directly on the comprehension of limits for this social form, taking as a starting point its definition in Georg Simmel.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 462952.pdf: 1395616 bytes, checksum: 7020bd8e142735035d58a4fd30ad28c7 (MD5) Previous issue date: 2014-11-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14886/462952.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSApor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectTELEVISÃO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectCLASSES SOCIAISpor
dc.subjectCOMÉRCIO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectCOMPORTAMENTO SOCIALpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleTelevisão e sociabilidade : os pequenos estabelecimentos comerciais de Pelotas/RSpor
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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