Export this record: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinto, Rafael Spuldar-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227868D8por
dc.contributor.advisor1Gutfreind, Cristiane Freitas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761795H9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:05Z-
dc.date.available2007-04-25-
dc.date.issued2007-01-10-
dc.identifier.citationPINTO, Rafael Spuldar. Personagem e autoria no documentário de João Moreira Salles. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4586-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo buscar a compreensão de como o diretor de documentários se configura em um autor cinematográfico, a partir da análise das personagens dos filmes que realiza. Acreditamos que, ao observar a construção dessas figuras inscritas na narrativa filmica, seremos capazes de identificar alguns dos processos que levam à manifestação de um estilo pessoal do cineasta, o que lhe conferiria um status autoral. Como objeto de pesquisa, tomaremos os filmes do diretor João Moreira Salles, um dos mais destacados documentaristas do Brasil. Serão observadas três cenas extraídas dos documentários Nelson Freire (2003), Entreatos (2004) e do terceiro capítulo da série de TV Futebol (1998). Dentro de cada um desses trechos, o interesse maior de nossa investigação se voltará para as personagens principais e os traços que as compõem, ou seja, suas ações e hábitos perceptíveis por meio das narrativas. Nossa aproximação do objeto teve como modelo a análise fílmica, seguindo os instrumentos descritivos propostos por Jacques Aumont. Para guiar nossa observação, foram definidas três tipologias, ou seja, tipos recorrentes que trariam uma melhor compreensão sobre certos fenômenos ligados ao objeto de pesquisa. Estas tipologias - personagem, nomadismo e autoria - foram elaboradas a partir de determinadas idéias que consideramos fundamentais na proposta de nossa investigação e nos temas e objetos de pesquisa escolhidospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 389497.pdf: 1335706 bytes, checksum: f23c89269ed87b370e8493b471cfb8c2 (MD5) Previous issue date: 2007-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14824/389497.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCINEMA DOCUMENTÁRIOpor
dc.subjectCINEMA - BRASILpor
dc.subjectSALLES, JOÃO MOREIRA - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectPERSONAGENS (CINEMA)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titlePersonagem e autoria no documentário de João Moreira Sallespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
389497.pdfTexto Completo1.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.