Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4583
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFaillace, Ruiz Renato Zago-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4354310U3por
dc.contributor.advisor1Hohlfeldt, Antonio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783262Z9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:04Z-
dc.date.available2014-07-07-
dc.date.issued2014-03-25-
dc.identifier.citationFAILLACE, Ruiz Renato Zago. Paradigmas e tensões de campanhas eleitorais : relação entre candidatos e profissionais do marketing. 2014. 162 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4583-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem o objetivo de entender e relatar um aspecto da convergência entre comunicação e política a partir de um recorte específico: as relações que se estabelecem entre os profissionais do marketing político e os candidatos que estes assessoram durante uma campanha eleitoral, ou mesmo fora deste período. A profissionalização das campanhas realizadas via televisão e rádio, através do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE), determinou a importância desse personagem, que elabora as estratégias usadas para o convencimento dos eleitores. O chamado marqueteiro é, hoje, figura-chave em tempos de uma política cada vez mais midiatizada, em que há a necessidade de captar a audiência do espectador/eleitor e, ao mesmo tempo, transmitir, de forma acessível, o discurso do candidato. A partir de pesquisa bibliográfica, de um relato das vivências do pesquisador, e de depoimentos de alguns destes profissionais, busca-se analisar como atuam os marqueteiros, suas opções para a estratégia de comunicação adotada e, sobretudo, suas relações intensas com os candidatos. Uma espécie de disputa interna de forças, que pode, inclusive, influenciar o resultado de uma eleição.por
dc.description.abstractThe purpose of this study is to understand and discuss an aspect related to the convergence of advertising and politics based on a specific cutout: the relationships established between political marketing practitioners and the candidates they assist during an electoral campaign or even outside such a period. The professionalization of TV and radio campaigns aired during the Free Political Campaign Hour (HGPE, in Portuguese) has cemented the importance of these characters who devise the strategies used to convince the voters. Today, marketing executives are key figures in a time when politics has become increasingly more media-intensive and there is the need to capture the spectators'/voters' audience while accessibly conveying the candidate's message. Based on a review of the literature, an account of the researcher's experience, and testimonials by some of these practitioners, this study is going to analyze how marketing executives operate, their options for the advertising strategy used, and above all, their close relationships with candidates. A sort of internal power play that may even influence an election's results.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 459069.pdf: 790626 bytes, checksum: c48f684161dfe3f5a283d2918b74b0c4 (MD5) Previous issue date: 2014-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14922/459069.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO SOCIALpor
dc.subjectCAMPANHA ELEITORALpor
dc.subjectMARKETING POLÍTICOpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO E POLÍTICApor
dc.subjectPROPAGANDA POLÍTICApor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleParadigmas e tensões de campanhas eleitorais : relação entre candidatos e profissionais do marketingpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
459069.pdfTexto Completo772,1 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.