Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGerson, Deborah Cattani-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4331540D1por
dc.contributor.advisor1Dornelles, Beatriz Corrêa Pires-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704418U9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:42:02Z-
dc.date.available2014-06-24-
dc.date.issued2014-03-25-
dc.identifier.citationGERSON, Deborah Cattani. Afinal, o que é pseudonotícia? : um estudo sobre o The i-Piauí Herald, O Sensacionalista e o Laranjas News. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4579-
dc.description.resumoEsta pesquisa ocupa-se da investigação sobre o que é a pseudonotícia e como ocorrem determinadas paródias de jornalismo no Brasil. Para tal, foram analisados os sites do The i-Piuaí Herald, Sensacionalista e Laranjas News. Através de uma revisão teórica, que se cunha no humor, no entretenimento e na filosofia de linguagem, esta dissertação se propõe a buscar uma determinação para o funcionamento deste novo, nem tão novo, nicho de comunicação. Bibliográfica, a investigação se apoia em multidisciplinariedade para tratar do assunto e desvelar o que ainda não foi trazido por outros pesquisadores. Para tal, conceitos de autores como Bakhtin (1992, 1993), Marcondes Filho (2004), Marcondes (2012), Young (2013), Vázquez (1999), Lipovetsky (1983, 2011) e Alberti (1999) foram empregados. Travou-se um debate em torno da notícia, o que é ela é e representa e como ela pode ser transformada em produto de humor. Os resultados da análise de conteúdo apontaram que o uso de ironia, erro proposital e analogia são frequentes nas pseudonotícias. Também pôde ser constatado que essa forma comunicacional tem um processo de produção muito similar ao processo jornalístico de newsmaking e, por isso, foi possível aplicar categorias de valores-notícia na investigação.por
dc.description.abstractThis work focuses on the investigation and definition of fake news as well as on how journalistic parody occurs in Brazil. So as to accomplish this objective, the sites The i-Piuaí Herald, Sensacionalista and Laranjas News were observed. Through a literature review, based on humor, entertainment and the philosophy of language, this dissertation concentrates on the understanding of the practice of this not so new communication niche. As a bibliographical work, this research relies on a multidisciplinary approach to address this issue as well as to unveil what has not yet been brought to light by other researchers. For this purpose, concepts by authors such as Bakhtin (1992, 1993), Marcondes Filho (2004), Marcondes (2012), Young (2013), Vázquez (1999), Lipovetsky (1983, 2011) and Alberti (1999) were applied. This work promotes a debate on what news is, what it represents and stands for and how it can be transformed in products of humor. Results of this contente analysis showed that the use of irony, deliberate error and analogy are common in the production of fake news. Furthermore, the production of this type of communication product is very similar to the journalistic process of newsmaking, supporting the application of the categories of news value and decision making in this academic research.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:42:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 458795.pdf: 8154393 bytes, checksum: ac8d7404eabf9a25a7919c5cea04c19c (MD5) Previous issue date: 2014-03-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14842/458795.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJORNALISMOpor
dc.subjectIMPRENSA ALTERNATIVApor
dc.subjectJORNALISMO HUMORÍSTICOpor
dc.subjectNOTÍCIAS (JORNALISMO)por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAfinal, o que é pseudonotícia? : um estudo sobre o The i-Piauí Herald, O Sensacionalista e o Laranjas Newspor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
458795.pdfTexto Completo7,96 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.