Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4571
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Jenara Miranda-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4473303D6por
dc.contributor.advisor1Tietzmann, Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792352Z6por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:58Z-
dc.date.available2014-05-19-
dc.date.issued2014-03-31-
dc.identifier.citationLOPES, Jenara Miranda. Moda de novela : os conteúdos de Salve Jorge divulgados em revistas femininas e as estrelas como padrões-modelo de estilo e beleza. 2014. 183 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4571-
dc.description.resumoEsta dissertação pretende verificar qual é o papel das estrelas e das telenovelas na motivação do consumo de artigos de moda inspirados no figurino de personagens e entender de que modo, junto com as revistas femininas, atuam como promotoras de tendências de consumo. Para tanto, durante o período de exibição da telenovela Salve Jorge, foram realizados o monitoramento e a análise de revistas femininas para determinar a relação que se estabelece entre as telenovelas e as revistas femininas, desde a apropriação da imagem das estrelas do elenco na capa das revistas, até a exploração dos conteúdos explorados na temática desta telenovela. Com a aplicação da teoria do Star System, de Edgar Morin, bem como das teorias sobre pós-modernidade, de Michel Maffesoli e Gilles Lipovetsky, observou-se que o uso da imagem das estrelas, bem como da familiaridade dos espectadores com os conteúdos das telenovelas, atua como potencializador do estímulo de consumo, tanto material, a partir da indicação de produtos consumidos pelas celebridades, quanto cultural, através do consumo das próprias mídias. Pôde-se constatar, também, a existência de um Star System nacional, gerado e explorado pelos meios de comunicação brasileiros.por
dc.description.abstractThis dissertation intends to verify the roles assumed by soap operas, and its stars, as motivators of the consumption of fashion items inspired by its characters wardrobe, and understand how they and women s fashion magazines together act as trendsetters. During the Salve Jorge Brazilian soap opera broadcasting, a monitoring of women s magazines and its posterior content analysis were conducted to determine the relationship established between these publications and soap operas, from the star images used in covers till the subjects of soap operas used as magazine contents. Through Edgar Morin s Star System theory, as well as Michel Maffesoli and Gilles Lipovetsky postmodern theories, it s noticed that the uses of star images, as well as the spectator s familiarity with the soap operas contents, act as consumption stimulus, both materially, from the indication of products consumed by celebrities, and culturally, through the consumption of the media themselves. This study could also establish the existence of a national Star System, generated and explored by Brazilian media.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 458064.pdf: 9389288 bytes, checksum: 677208d18b70f77002dc46350d4d6dcd (MD5) Previous issue date: 2014-03-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14846/458064.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPUBLICIDADEpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO DE MASSA - INFLUÊNCIApor
dc.subjectTELENOVELAS - BRASILpor
dc.subjectTELEVISÃO - AUDIÊNCIApor
dc.subjectREVISTAS FEMININAS - CRÍTICA E INTERPRETAÇÃOpor
dc.subjectCONSUMO - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subjectMODA - ASPECTOS SOCIAISpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleModa de novela : os conteúdos de Salve Jorge divulgados em revistas femininas e as estrelas como padrões-modelo de estilo e belezapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
458064.pdfTexto Completo9,17 MBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.