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dc.creatorFaria, Mônica Lima de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4556264T8por
dc.contributor.advisor1Rahde, Maria Beatriz Furtado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788605H0por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:54Z-
dc.date.available2007-04-10-
dc.date.issued2007-01-10-
dc.identifier.citationFARIA, Mônica Lima de. Comunicação pós-moderna nas imagens dos mangás. 2007. 156 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.por
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4557-
dc.description.resumoNa presente pesquisa foi estudado o mangá como um meio de comunicação, evidenciando suas características modernas e pós-modernas através de suas imagens. As imagens dos mangás histórias em quadrinhos japonesas foram analisadas a partir das perspectivas moderna e pós-moderna, passando por sua definição e história para a efetiva análise de suas formas simbólicas, nelas encontrando, características plurais e híbridas, comuns à condição pós-moderna, bem como valores claros entre bem e mal, como aqueles presentes na modernidade. Neste contexto, buscaram-se referências que entendam e valorizem o mangá como meio de comunicação e gerador de novas possibilidades de reflexões e conhecimentos visuais. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, que se baseia numa metodologia de interpretação hermenêutica sugerida por Thompson (1995). Além da revisão teórico-bibliográfica, este trabalho apresenta a análise de depoimentos de leitores de mangá para um melhor entendimento do motivo de consumo deste no Brasil. Os depoimentos foram coletados sob a forma de entrevista despadronizada em profundidade, conforme indicada para a pesquisa qualitativa por Bardin (1977). As entrevistas ocorreram individualmente, e foram analisadas com o enfoque da hermenêutica de profundidade, de acordo com Thompson (1995). O conjunto de entrevistados constituiu-se de sete sujeitos, sendo três estudantes universitários, uma estudante com Ensino Médio completo e três estudantes de Ensino Médio. Todos os entrevistados encontravam-se na faixa etária entre 15 e 25 anos. A análise dos dados coletados evidenciou que o mangá é capaz de comunicar, mesmo sendo produto de uma cultura oriental notoriamente diferente da ocidental na qual vivemos. O trabalho evidencia também, que os mangás contém características tanto modernas quanto pós-modernas, sendo assim duvidoso afirmá-lo como moderno ou pós-moderno.por
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 388959.pdf: 1719608 bytes, checksum: 63ccc83550b4cc4f149046fd32b35740 (MD5) Previous issue date: 2007-01-10eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14327/388959.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHISTÓRIA EM QUADRINHOS - ANÁLISE CRÍTICApor
dc.subjectMODERNIDADEpor
dc.subjectCOMUNICAÇÃOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleComunicação pós-moderna nas imagens dos mangáspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

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