Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBem, Júlio César de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441895P0por
dc.contributor.advisor1Moura, Cláudia Peixoto de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706638T9por
dc.date.accessioned2015-04-14T14:41:51Z-
dc.date.available2013-10-04-
dc.date.issued2013-08-29-
dc.identifier.urihttp://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/4548-
dc.description.resumoAs organizações estão passando por mudanças em virtude das novas exigências das relações sociais e por buscarem resultados não apenas econômicos e financeiros. As mudanças são mais abrangentes, envolvendo a dimensão humana da comunicação, como mediadora das relações no ambiente organizacional. Isso demanda uma preocupação maior da alta administração das organizações em fortalecer o papel da comunicação interna, nas suas diversas esferas, segmentos e visões, com alinhamento estratégico, integração e interação. Importa, pois, dimensionar as mídias, a intensidade e o fluxo da comunicação, tanto no aspecto instrumental como no estratégico e humano. A dimensão humana requer atenção especial, que não é tão reconhecida nas organizações (Kunsch, 2010). A gestão eficaz da comunicação interna na dimensão humana, baseada em preservar a solidez dos relacionamentos, implica o efetivo engajamento dos empregados com a organização. O principal objetivo deste estudo foi identificar fatores de engajamento das pessoas, considerando-se o relacionamento interno mediado pela comunicação nas organizações. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa do tipo social, com base empírica, envolvendo os procedimentos metodológicos da pesquisa-ação em uma organização privada de grande porte, líder no seu segmento na região sul do Brasil. A partir do estudo realizado, foi possível identificar como fatores: processos de comunicação interna que valorizem o relacionamento humano, lideranças, processos de identificação organizacional, avaliação de desempenho e valorização das pessoas. Destaca-se assim, a necessidade de valorizar a comunicação como meio de potencializar o engajamento das pessoas em uma organização como base nos seus relacionamentos humanos, especialmente, através do papel de suas lideranças no ambiente de trabalho.por
dc.description.abstractOrganizations are undergoing changes due to new demands regarding social relationships while also seeking results not merely restricted to economic and financial aspects. Changes are more encompassing, involving the human dimension of communication, as a mediator of relationships in the organizational environment. This calls for greater concern from the upper management of organizations in strengthening the role of internal communication, within its range of spheres, segments and visions, involving strategic alignment, integration and interaction. It matters as it creates a perspective of media, the intensity and flow of communication, both in the instrumental aspect and the human and strategic. The human dimension requires special attention, which is not entirely acknowledged in organizations (Kunsch, 2010). Effective management of internal communication in the human dimension, based on conserving the solidity of relationships, implies in the effective engagement of employees with the organization. The leading objective of this study was to identify the engagement factors of people, considering the internal relationship mediated by communication in organizations. As such, a social-type study was developed, using an empirical base, involving the methodological procedures of research-action in a large private organization, leader in its segment in the southern region of Brazil. Based on the study, the following factors were identified: internal communication processes that place value on human relationships, leadership, organizational identification processes, performance assessment and appreciation of people. Thus, there is a noted need to place greater value on communication as a means of strengthening the engagement of people in an organization as a base in its human relationships, especially through the role of its leaders in the workplace.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-14T14:41:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 451399.pdf: 791244 bytes, checksum: 0b8d5cbaeedd708f059952b0a7d87aba (MD5) Previous issue date: 2013-08-29eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucrs.br:80/tede2/retrieve/14152/451399.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sulpor
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUCRSpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação Socialpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCOMUNICAÇÃO ORGANIZACIONALpor
dc.subjectCULTURA ORGANIZACIONALpor
dc.subjectRELAÇÕES DE TRABALHOpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleO engajamento e o processo de relacionamento interno mediado pela comunicação nas organizaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
451399.pdfTexto Completo772,7 kBAdobe PDFThumbnail

Baixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.